Notícias do AgroNegócio
Agenda da produção sustentável é o foco da comunicação global
Mesmo batendo recordes de produção agrícola e animal, o Brasil não está ganhando participação…
Relevância do “Mix de Comunicação” no Agro na estratégia da sua empresa
A vida está mais digital: sim, é verdade. Entretanto, o conceito de “ser ou viver digital” é muito relativo…
ABMRA celebra resultados e caminha para se consolidar “A Casa dos Profissionais de Marketing e Comunicação do Agro”
Confira os resultados das ações no Relatório.
O trabalho remoto veio para ficar
Nicholas Vital, diretor da ABMRA, falou com o canal Agro Mais sobre a mudanças no modelo de trabalho pós pandemia dentro do agronegócio. Assista:
Tornar o Agro uma paixão nacional é a aspiração do projeto “Marca Agro do Brasil”
Essa é a maior iniciativa de comunicação do setor já realizada no País e a ABMRA lidera essa mudança de cenário A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, mostrou que “7 a cada 10 brasileiros têm uma...
Pesquisa revela canais de comunicação mais influentes na adoção de tecnologias na agricultura brasileira
Apesar do recente crescimento das mídias digitais e redes sociais, as relações interpessoais ainda se mostram muito influentes na tomada de decisão sobre a adoção de tecnologias digitais na agricultura brasileira. É o que revela pesquisa inédita conduzida pela Escola...
O maior festival de criatividade do Agro brasileiro surpreende pela ousadia e capacidade de se reinventar
No início de dezembro, tivemos a premiação do maior festival de criatividade do Agro do país, a 20ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, evento da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro. A edição foi um sucesso total, com 265 cases inscritos…
Mulheres do agro querem mais diversidade, equidade e inclusão
Phynart Studio_Guettyimages Pesquisa apresentada no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio mostra que as demandas para o setor não são isoladas do restante da sociedade Uma pesquisa apresentada na quinta (27), no encerramento do 7º CNMA (Congresso Nacional das...
HackatAgro lança desafio sobre segurança do trabalho no agronegócio
Ideias disruptivas serão selecionadas e reconhecidas durante maratona de inovação, em novembro. Uso de insumos, manuseio de máquinas, equipamentos de proteção e contato com animais estão entre os mais importantes riscos ocupacionais do dia a dia nas cadeias produtivas...
Lula e o agro
Dificilmente haverá retrocessos com a volta do petista, pois cadeias produtivas criaram dinâmicas menos dependentes do Estado Com a vitória de Lula, o que acontecerá ao agro? Minha resposta é rápida e simples: quase nada. Pouco mudará. Os bolsonaristas odeiam escutar...
Agrotóxicos: chega de desinformação
Por Xico Graziano Há um fato: no Brasil se utilizam alguns agrotóxicos impedidos na União Europeia. O que comprovaria um absurdo. Só que, ao contrário, existem 90 agrotóxicos registrados na União Europeia, mas que têm seu uso proibido no Brasil. E agora? Nada há de...
O agro precisa começar um novo ciclo, mas dessa vez o da comunicação
Por Ricardo Nicodemos* Em 1968, um grande jornal da época apresentou o seguinte título para uma matéria: “Escassez alimentar no Brasil”, e o texto que seguiu nos dá uma boa ideia de qual era o cenário. “O Brasil terá de multiplicar por dez a atual produção de...
Da melhoria da imagem à legislação, 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA
Da melhoria da imagem à legislação, 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA aponta estratégias para empresas, agências e entidades aprimorar comunicação com produtores e a sociedade “O Agro é paz. A fome provoca guerra. A segurança alimentar é a única garantia da...
‘ABMRA Ideia Café’ tem a presença de Carlo Pereira, CEO no Brasil do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo
O CEO do Pacto Global da ONU Brasil, Carlo Pereira, é o convidado do evento on-line 'ABMRA Idea Café', promovido pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro), no dia 16 de agosto, às 8h. O tema da palestra é "A Reputação do Agro Brasileiro no...
Bruno Brasil, Secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, avalia o desenvolvimento do Agro no Comitê de Produtos e Serviços da ABMRA
"Na década de 1960, o Brasil importava alimentos básicos, como carne, leite e grãos. Já na década de 1970, o país viveu surto de industrialização e urbanização, que poderia causar desaceleração de crescimento, caso a alimentação da população não recebesse a atenção...
Os diversos elos da cadeia do Agro precisam se comunicar melhor, destaca a ABMRA no Programa Academia Global do Agronegócio, da Fundação Dom Cabral
“A importância de todos os elos da cadeia do Agro se comunicarem melhor” é tema da palestra de Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), no dia 8 de junho, durante o Programa Academia Global do Agronegócio, programa da...
Fortalecer a mídia especializada no Agro é a essência da campanha promovida pela ABMRA
Valorizar os veículos segmentados do agronegócio, dando o destaque devido ao conteúdo de qualidade que produzem para o fortalecimento de um dos setores mais importantes e que mais crescem no país. Este é o foco da nova campanha da Associação Brasileira de Marketing...
“É necessário apreciar a genialidade de cada tipo de mídia”. Palavras do consultor José Luiz Tejon ao Comitê de Produtos e Serviços da ABMRA
“Nenhuma mídia mata a outra. Elas se complementam. O mundo das mídias incorpora as novas plataformas e aperfeiçoa as anteriores. É um ciclo virtuoso”. Essa é a mensagem principal do consultor e especialista em marketing José Luiz Tejon em sua participação na reunião...
Comida é o caminho para aproximação do Agro com o público urbano, destaca Daniel Carrara, diretor-geral do Senar no ABMRA Ideia Café
“O produtor rural não é o vilão da história. Ele é o herói”. Assim Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou sua participação no bate-papo do ABMRA Ideia Café, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e...
Comunicação do Agro precisa ser diversificada e complementar, recomenda presidente da ABMRA em palestra na ESPM
“O Agro está muito presente em nossas vidas. O setor é o que mais cresceu nas últimas décadas, não parou diante da pandemia e continua em expansão. Para entender o campo, temos de ir além da matéria-prima e enxergar os produtores. Sem eles, não teríamos os alimentos e...
“No marketing, quem tem informação, tem poder”, esse foi o anúncio que a ABMRA usou para anunciar a retomada do Comitê de Produtos e Serviços, que contou com a palestra do o prof. Thiago Bernardino.
“O que esperar do agronegócio em 2022 e, não só neste ano, mas até 2030? Qual o cenário pela frente? E a dinâmica dos negócios: será outra?”. Thiago Bernardino, professor de Economia e Gestão da UNESP/Botucatu e do MBA em Agronegócio da USP, além de pesquisador do...
A comunicação do agro está preparada para o Metaverso? Seja como for, ele já chegou.
“Vista seu avatar e interaja num universo de novas possibilidades. Metaverso, o futuro chegou”. A ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e do Agronegócio) escolheu um tema inovador para a primeira reunião do renovado Comitê de Agências. A iniciativa reuniu...
A comunicação do agro precisa saltar para novo patamar. Além do campo, tem de falar de alimento, diz o ex-ministro Roberto Rodrigues
“Um homem com fome fica bravo. Uma mãe com filhos com fome é guerreira. Mil dessas mães fazem uma revolução”. A afirmação é do ex-ministro e coordenador do GVAgro Roberto Rodrigues, convidado para a primeira edição da série ‘ABMRA Ideia Café’, promovido pela...
ABMRA abre concorrência e contrata agência para cuidar da propaganda da entidade
Fato inédito em seus 43 anos de existência, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) organiza concorrência e contrata uma agência de publicidade para ajudar a cuidar do novo posicionamento e da comunicação da entidade. “Investimos tempo na...
O pensamento que nos guiará
Nós acreditamos no germinar, no crescer e no evoluir. Respeitamos e valorizamos o trabalho daqueles que vieram antes e para nós deixaram o legado de uma vida inteira. Acreditamos no trabalho cooperado, no pensamento coletivo e na força da união de profissionais....
Agronegócio brasileiro começa 2022 com superávit de US$ 7,7 bilhões
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou os dados de janeiro de 2022 do comércio exterior do agronegócio brasileiro. O ano começou com saldo positivo de US$ 7,7 bilhões na balança comercial do agronegócio. Enquanto as exportações do setor fecharam...
Livros direcionados ao público infanto-juvenil buscam desmistificar a atividade da criação animal
A professora Drª Helen Fernanda Barros Gomes, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), escreveu dois livros direcionados ao público infanto-juvenil que busca desmistificar a atividade da criação animal, bem como o consumo de carne bovina, que é essencial para a...
Nova diretoria da ABMRA assume a gestão tendo como um dos principais objetivos, ajudar os elos da cadeia produtiva do Agro a se comunicarem melhor
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2022/2023. Ricardo Nicodemos, até então vice-presidente executivo, assume a presidência, substituindo Jorge Espanha. Júlio Cargnino assume como vice-presidente....
Valor da Produção Agropecuária de 2021 atinge R$ 1,129 trilhão
Em 2021, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) atingiu R$ 1,129 trilhão, 10,1% acima do valor alcançado em 2020 (R$ 1,025 trilhão). De acordo com levantamento da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, as lavouras somaram R$ 768,4 bilhões, o equivalente a 68%...
Conab estima produção de 291,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22
Com o clima favorável na maioria das regiões produtoras de grãos no país, a safra nacional pode chegar a 291,1 milhões de toneladas na temporada 2021/22, como revela levantamento divulgado nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Caso...
População ocupada no agronegócio chega ao maior número desde 2015
A população ocupada no agronegócio somou 18,9 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2021, forte avanço de 10% (ou de 1,756 milhão de pessoas) frente ao mesmo trimestre do ano anterior e 3,6% (o equivalente a 653 mil pessoas) a mais que no segundo trimestre de...
Conab estima exportações recordes de aves e suínos em 2021 sem comprometer oferta interna
As vendas de aves e suínos devem atingir um novo recorde em 2021. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) as exportações de carnes de frango podem chegar a 4,46 milhões de toneladas. Mesmo com os embarques recordes, a disponibilidade interna...
Faturamento com exportação de frutas deve atingir US$ 1 bi neste ano
Análise realizada pela revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que o faturamento com os embarques brasileiros de frutas pode, enfim, atingir US$ 1 bilhão em 2021 – patamar que o setor...
ABMRA apresenta 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural à ministra Tereza Cristina e dirigentes do MAPA
“Muito completa e um excelente serviço prestado pela ABMRA. A pesquisa contribui, e muito, para o trabalho que a iniciativa privada e o governo precisam realizar em conjunto para conhecer o perfil e os hábitos de mídia dos produtores rurais e, assim, fornecer melhores...
Levantamento da Conab indica um volume de produção de 288,61 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22
A nova safra brasileira de grãos deve apresentar uma recuperação no ano agrícola 2021/22. A estimativa é que o crescimento seja em torno de 14,2%, o que representa um acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. Caso se...
“Minha geração consumia para ostentar, a nova geração tem a lógica do consumo consciente”, compara Paulo do Carmo Martins, economista e pesquisador, durante o ABMRA Talks
"Eu nunca imaginei viver a onda dos CEOs ativistas, que buscam transformar as empresas segundo a tecnologia ESG (meio ambiente, pessoas e governança). E tem mais: quem não for assim pode ser colocado à margem do mercado pois não se trata apenas de uma sigla; é uma...
Destaques do marketing do agro são premiados na XIX Mostra de Comunicação ABMRA
A XIX Mostra de Comunicação Agro, a mais importante premiação de marketing e comunicação de profissionais, agências e empresas do agronegócio, reconhece os melhores profissionais, empresas e instituições do ano, que contribuem para o constante aprimoramento das...
Avanço do PIB do agro do 1º semestre é de quase 10%
O PIB do agronegócio brasileiro segue em forte ritmo de crescimento. Com novo avanço no segundo trimestre de 2021, o PIB do agronegócio nacional acumula alta de 9,81% no primeiro semestre deste ano, confome cálculos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados...
Conab confirma redução na produção de grãos no último levantamento da safra 2020/21
A produção da safra nacional de grãos fecha o ciclo com um volume estimado de 252,3 milhões de toneladas, uma redução de 1,8% sobre a safra passada e 4,7 milhões de toneladas inferior à previsão do levantamento realizado em agosto deste ano. O resultado foi divulgado...
XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA recebe mais de 200 campanhas e cases do setor
A mais importante premiação de comunicação no Agronegócio, XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA, que reconhece e valoriza o investimento no fomento, marketing e comunicação do setor produtivo, recebeu mais de 200 campanhas e cases de agências e empresas. Iniciativa da...
Paulo Henrique Gomes, Sócio & Diretor de Criação da Greenz, integra o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA
Paulo Henrique Gomes, Sócio & Diretor de Criação da Greenz, é mais um nome de peso do Júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA. O evento realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), terá premiação no formato on-line, no dia...
Ricardo John, CEO & CCO da FCB Brasil, também integra o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA
Ricardo John, CEO & CCO da FCB Brasil, uma das mais renomadas agências do país, está confirmado para compor o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA. Ele atuou por dez anos na J. Walter Thompson World Wide e foi indicado ao prêmio Caboré na categoria...
Agronegócio registrou superávit de US$ 10,1 bilhões em julho
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou, nesta quinta-feira (12/8), o fechamento dos dados de julho do comércio exterior do agronegócio brasileiro. A balança comercial do setor encerrou o mês com saldo positivo de US$ 10,1 bilhões, sendo registradas...
Silvio Soledade, Presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, integra o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA
O Presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP BRASIL), Silvio Soledade, faz parte do júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA, evento que avaliará as peças, campanhas e ações publicitárias de maior destaque do agronegócio brasileiro, veiculadas...
Agro: a importância do setor para garantir o alimento na mesa dos brasileiros e do mundo
Do cultivo e da produção de alimentos nos campos do país aos pontos de venda e à mesa da população, o setor agropecuário brasileiro segue consolidando-se como um dos principais ‘motores’ da economia nacional. Somente no primeiro trimestre deste ano, o PIB (Produto...
Cris Camargo, CEO do IAB Brasil também integra o júri da Mostra de Comunicação Agro ABMRA
Mais um nome de peso foi confirmado para compor o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA, cujos vencedores serão conhecidos em setembro. Cris Camargo é CEO do IAB Brasil, associação que tem como principal missão desenvolver o mercado de publicidade digital no...
Governo usa imagem de homem armado para homenagear agricultores, é criticado e apaga post
O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou nesta quarta-feira (28), nas redes sociais, foto de um homem armado em alusão ao Dia do Agricultor. A imagem foi publicada no perfil da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), da Presidência da...
Marcia Esteves, CEO & Sócia Lew’Lara\TBWA, é a mais nova integrante do júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA
Mais uma confirmação importante e de prestígio no júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA. Trata-se de Marcia Esteves, uma das poucas CEOs mulheres de agência no Brasil. É CEO & Partner da Lew’Lara\TBWA e acumula mais de 15 anos de experiência no mercado de...
Ester Krivkin, Diretora Associada de Estratégia e Planejamento na Tobegood, integra o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) confirma a participação de Ester Krivkin, Diretora Associada de Estratégia e Planejamento na Tobegood, como integrante do júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA. Ela integrará a banca julgadora da...
Caio Barsotti, presidente do CENP, integra o júri da Mostra de Comunicação Agro ABMRA
Mais um nome de peso foi confirmado para compor o júri da XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA, cujos vencedores serão conhecidos em setembro, em evento on-line. Inscrições até o dia 15 de agosto: https://abmra.org.br/mostra/ Caio Barsotti é presidente do Conselho...
Produtores rurais aguardam com expectativa volta dos eventos presenciais, mostra 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural
A pandemia mudou a realidade dos eventos agropecuários. Dias de campo, feiras, exposições, congressos e outros se tornaram virtuais. “Os produtores rurais continuam preferindo os eventos técnicos e comerciais, porém aguardam com expectativa as edições presenciais. A...
ABMRA
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1811
11º andar - conj. 1128 - Pinheiros
São Paulo/SP - CEP: 01452-913
abmra@abmra.org.br
+55 11 3812-7814
+55 11 97751-8297
SIGA A ABMRA