Notícias do Agro Negócio
Os green bonds estão chegando. E isso é bom para todos!
Novas modalidades de crédito começam a movimentar o agronegócio, com a promessa de revolucionar o setor produtivo, abrindo oportunidades para transações que envolvem menos burocracia e mais benefícios aos produtores rurais. Trata-se de uma verdadeira revolução verde,...
O Marketing e a Comunicação contribuem muito para agregar valor ao agro. Há muito o que compartilhar
O painel “O marketing e a comunicação como instrumentos de agregação de valor e diferenciação em toda a cadeia do agro” encerrou o 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), destacando a...
Jorge Espanha é um dos zootecnistas mais influentes do agronegócio brasileiro pela ABZ
Jorge Espanha, presidente da Vetoquinol Saúde Animal Brasil e da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) é eleito pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) um dos zootecnistas mais influentes do agronegócio brasileiro. Dedicação,...
Como a indústria pode ajudar a melhorar e valorizar a imagem do agro?
O empreendedorismo dos produtores rurais e a força das indústrias de alimentos, em conjunto, contribuem para reforçar a realidade do agronegócio. “Para criar vínculos com a sociedade, a forma de comunicação das indústrias deve ser clara, limpa e objetiva, sempre...
Safra de soja 20/21 pode alcançar 127,57 milhões de toneladas
Os produtores brasileiros devem colher 127,57 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021. Os números coletados junto às 16 Aprosojas estaduais indicam um acréscimo de 2,2% sobre os 124,4 mi/t da safra passada e representam novo recorde de produção da oleaginosa....
“Todos a Uma Só Voz”. ABMRA apoia esse movimento em prol do Agro
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) dá mais um passo em sua missão de fomentar, defender e valorizar o agronegócio brasileiro. A entidade é apoiadora do movimento “Todos a Uma Só Voz”, iniciativa da agência associada RV Mondel, que tem na...
ABMRA detalha LGPD para empresas cotistas da 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural
“Toda pessoa natural tem assegurada a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, intimidade e privacidade. O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a...
O que o agronegócio precisa mostrar para a sociedade urbana para ser valorizado?
O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, representando cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, é um dos maiores campos de investimento e geração de empregos, com mais de 18 milhões de postos de trabalho com carteira...
Conab confirma que Brasil terá a maior produção de grãos da história: 265,9 milhões de toneladas
O 3º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (10), mantém a tendência de crescimento no que se refere à área plantada e à produção no comparativo com a safra passada. A perspectiva continua...
Entender o novo produtor rural é essencial para o crescimento do uso das modernas tecnologias no agronegócio
Conhecer o perfil e entender os hábitos do produtor rural ganham cada vez mais importância para definir as estratégias de comunicação e marketing do agronegócio, especialmente em temos de valorização das mídias digitais. “Nunca foi tão importante (e necessário)...
Agro 4.0 avança no Brasil contribuindo para o aumento da produtividade e melhor gestão
O agronegócio acompanha as transformações tecnológicas e digitais. Mais do que isso, acelera a digitalização no campo contribuindo para aumento da produtividade e melhor gestão pelos produtores. “Com isso, as ferramentas digitais proporciona maior lucratividade,...
Agro brasileiro mostra-se inovador, tecnológico, altamente produtivo e sustentável no 13° Congresso de Marketing do Agro ABMRA
“Essa edição do Congresso ABMRA reuniu diversos elos da cadeia e conseguiu trazer conhecimento e insights importantes, tais como: a) É preciso desenhar uma narrativa que melhore as percepções sobre o Agro, que muitas vezes são prejudicadas por causa das informações...
Ipea projeta crescimento do PIB agro em 1,5% para 2020
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta terça-feira (24), a Carta de Conjuntura Agro, com projeções do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário para 2020 e 2021. Com base nos dados mais recentes do Levantamento Sistemático da Produção...
Valor da Produção Agropecuária de 2020 é estimado em R$ 848,6 bilhões
A poucas semanas para o fim do ano, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020 está estimado em R$ 848,6 bilhões, alta de 13,14% em relação ao ano anterior. Desse valor, R$ 572,27 bilhões referem-se às lavouras e R$ 276,32 bilhões à pecuária. As lavouras...
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige mais transparência nas relações comerciais das empresas do agro
Em vigor desde 18 de setembro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD veio para mudar as relações entre as empresas e as pessoas. E isso é muito bom. “Sempre tivemos nossos dados, como CPF, coletados por farmácias, hotéis, eventos e outros estabelecimentos. E nunca...
“Como os negócios podem melhorar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?” é tema de webinar da ABMRA no dia 10.11
Reges Bronzatti, diretor da Processor Soluções de Tecnologia para Negócios, advogado, especialista em direito digital, contratos e negociações em tecnologia e mestre em ciência da computação, analisa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como forma de fazer mais (e...
“O MARKETING NO AGRO 4.0. AGREGANDO VALOR E FORTALECENDO A IMAGEM DO SETOR” é o tema do 13° Congresso de Marketing do Agro ABMRA, dia 24 de novembro
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizará o 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA no dia 24 de novembro de 2020, no formato online e gratuito. O tema central do evento é "O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a...
Como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode afetar o marketing é tema de webinar da ABMRA, no dia 10.11
Detalhando as responsabilidades de todos (empresas, agências, veículos e profissionais) diante da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor, Karen Borges, advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados no Núcleo de Informação e...
A comunicação do agro na era do LGPD. O que muda? é tema de webinar da ABMRA, no dia 10.11, às 16:30h
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) promove no dia 10 de novembro, às 16:30h, o 3° webinar da série ABMRA Talks, com o tema central “A comunicação do agro na era do Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O que muda?” A participação é...
Maior volume e dólar alto sustentam faturamento recorde neste ano
As exportações do agronegócio brasileiro seguem demostrando excelente desempenho ao longo deste ano. Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizadas com base em dados da Secex mostram que, de janeiro a setembro de 2020,...
Comunicação do agro. A caminho de um novo normal
* Por Alberto Meneghetti Neste ano atípico de 2020, no qual uma crise sanitária global abalou os alicerces de todos negócios, sem exceção, e deixou em turbulência as indústrias de marketing e criatividade, as agências tiveram que se reinventar no seu formato de...
Exportações do agronegócio cresceram 4,8% em setembro, para US$ 8,56 bilhões
O ritmo forte de embarques do setor sucroalcooleiro impulsionou as exportações brasileiras do agronegócio em setembro. As vendas externas do setor subiram 89,8%, elevando as vendas setor para US$ 1,14 bilhão. As exportações de açúcar de cana em bruto mais que...
VBP do Agro deve apresentar alta de 15,3%
Ao se levar em conta dados de produção e preço analisados até setembro de 2020, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima um novo salto para o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário em 2020. Como pontua a instituição, agro deve...
“Mudas em stand-by” prometem facilitar e incentivar agricultura em áreas urbanas no Brasil
Já imaginou uma tecnologia com potencial para incrementar a produção de temperos e hortaliças e garantir mais qualidade à agricultura em áreas urbanas? Chamada de "mudas em stand-by”, a criação oferece mudas de qualidade e substratos apropriados aos produtores...
Aplicativo permite consultar janelas de plantio e auxilia produtor
Embrapa Informática Agropecuária disponibilizou a versão para o sistema iOS do aplicativo móvel Zarc – Plantio Certo, criado para facilitar a consulta às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), instrumento oficial utilizado para orientar...
“Agro influenciadores são bem-vindos para ajudar a impactar 4 milhões de produtores rurais ainda distantes das tecnologias”
Os agro influenciadores já são centenas. Provavelmente, serão milhares em pouco tempo. É muito? Não. Pelo contrário. Para o consultor e publicitário José Luiz Tejon, “todos são necessários para ajudar a fortalecer as mensagens positivas do agro para a sociedade”,...
Marketing de influência ganha espaço também no agronegócio
As empresas estão usando cada vez mais influenciadores para fortalecer os seus valores, características e diferenciais para os seus públicos. É o chamado marketing de influência, que não para de crescer. Segundo o publicitário Raphael Pinho, fundador da Spark/Fluvip,...
Valor da Produção Agropecuária deste ano está estimado em R$ 771,4 bilhões
As estimativas do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, obtidas a partir das informações de agosto, são de R$ 771,4 bilhões, superior em 10,1%, ao valor de 2019 (R$ 700,3 bilhões). O VBP deste ano é o maior já obtido na série histórica, que começou 1989....
É preciso juntar forças para mostrar o agro para a sociedade urbana
O desafio é grande, mas a comunicação do agronegócio leva cada vez mais informação à sociedade, seja com ações, campanhas e trabalhos que mostram o nível de tecnologia do campo, com o propósito de criar empatia e confiança, além de conectar o consumidor com o produtor...
Como transformar produtores em embaixadores da marca é um dos temas do AgroMarketing Meeting ABMRA, no dia 3 de setembro
Com o tema “Como transformar produtores em embaixadores da marca", Luciano Teixeira, Head de Criação da Innova - All Around the Brand, apresentará o case da Mosaic Fertilizantes "Nossas Raízes", no dia 3 de setembro, das 10h às 10:30h, como parte da programação...
Agro é tech e digital há muito tempo
*Por Kelly Nakaura Como executiva de marketing que migrou do setor automotivo para o agronegócio há alguns anos, constatei com grata surpresa o quanto o agro é tecnológico. Constatei também o quanto a percepção do público em geral diverge em muito da realidade já...
Agronegócio representou mais da metade das exportações brasileiras em julho
As vendas externas do agronegócio em julho representaram 51,2% no valor total exportado pelo país, somando US$ 10 bilhões no mês passado, alta de 11,7% em relação ao valor exportado em julho de 2019. De acordo com o Boletim da Balança do Agronegócio, divulgado pela...
AgroMarketing Meetings ABMRA: Avaliação da Spark aponta crescimento no número de influenciadores digitais no agro
A mais nova edição do AgroMarketing Meetings ABMRA vai mostrar ao público como os influenciadores digitais impactam na estratégia de marketing de empresas do agro. A discussão será aprofundada na palestra online “O ecossistema de influenciadores digitais no Brasil”,...
Mapa vai implementar extensão rural digital criada por Nobel da Economia
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou parceria do Mapa com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para a oferta de serviços de consultoria agrícola digital a agricultores familiares do Nordeste do...
AgroMarketing Meeting ABMRA discutirá papel dos agroinfluenciadores na comunicação, no dia 3 de setembro
Inscrições estão abertas pelo link: https://www.sympla.com.br/agromarketing-meetings-abmra-online__776835. Ingresso custa R$ 50,00 A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) promoverá no dia 3 de setembro, entre 9 e 12h, mais um evento da série...
Mesmo com a pandemia, agronegócio criou 62,6 mil vagas de emprego
Acompanhada de uma crise financeira enfrentada pelo Brasil, a pandemia tem causado uma onda de desemprego em diversos setores produtivos. No entanto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, o agronegócio contratou mais do que demitiu...
Digitalização do agro deve ser impulsionada pela pandemia
O agronegócio tem se mantido resiliente aos percalços impostos pela pandemia. Neste cenário de mudanças, espera-se que a digitalização seja acerelada dentro do setor. Segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, durante participação no Congresso da Associação...
Valorização de mulheres rurais ajuda a promover a produtividade da agricultura, diz ministra
Ao participar do lançamento da 5ª edição da campanha #Mulheres Rurais, mulheres com direitos, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o empoderamento das mulheres rurais significa a promoção do crescimento e a produtividade da...
Comissão vai acompanhar políticas de baixa emissão de carbono na agricultura
O governo federal reinstituiu a Comissão Executiva Nacional do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CENABC), com o decreto Nº 10.431, publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (21/07). A CENABC,...
Anatel e FPA debatem conectividade
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, participou da reunião virtual da diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e conduzida pelo presidente da Frente, deputado Alceu Moreira. Durante a sessão, vários senadores...
PIB do Agro segue em alta, mas COVID-19 reduz o ritmo
O PIB do agronegócio brasileiro seguiu em alta em abril, sendo o quarto mês de avanço consecutivo. De acordo com cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e...
Webinar ABMRA TALKS discute como o Marketing na Era dos Dados pode contribuir com o agronegócio
Marketing digital, análise de dados, BIG DATA, estratégias de comunicação e uso dos canais digitais no agronegócio foram os principais temas abordados por especialistas no webinar "O Marketing na Era dos Dados – O Fim do Achismo", promovido pela Associação Brasileira...
Valor da produção agropecuária está estimado em R$ 703,8 bilhões para 2020
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, de acordo com dados atualizados em maio, está estimado em R$ 703,8 bilhões, 8,5% acima do obtido em 2019 (R$ 648,4 bilhões). O valor é recorde desde que iniciou a série histórica, em 1989. As lavouras tiveram alta...
Tecnologias e ferramentas inovadoras conectam o agronegócio com seus produtores rurais
A mais recente Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, mostrou que 7 em cada 10 produtores estão presentes nas mídias sociais. Ou seja, o avanço digital está cada vez mais presente no campo e, nesse momento de pandemia, tornou-se indispensável para o trabalho e as...
Webinar ABMRA TALKS: Empresas do agro usam a criatividade para fortalecer relação de confiança com seus mercados.
Inovação, novas tendências da comunicação e do marketing em temos de distanciamento social e maior proximidade com os consumidores, mesmo que pelos canais digitais. Esses foram alguns dos tópicos abordados por especialistas durante o webinar “O Agro não pode parar:...
Agropecuária é único setor da economia com crescimento na pandemia, diz IBGE
A agropecuária apresentou crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao quarto trimestre de 2019, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do...
Para o infinito…e além! O reskilling no agro.
As novas tecnologias estão invadindo o campo. Máquinas hiper avançadas, sofisticados controles de gestão, robótica, internet das coisas e muitas outras tecnologias estão modificando o cenário até então bucólico do campo. É um caminho natural e, pensando bem, até que...
Boas Práticas de Comunicação e Marketing no Agro são temas de webinar da ABMRA
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) promove no dia 29 de maio, às 16:35h, o primeiro webinar da série ABMRA Talks, com tema central “O Agro não pode parar: Boas Práticas da Comunicação & Marketing do Agronegócio”. A participação é...
Com forte demanda chinesa, exportação do agro cresce 6% no 1º quadrimestre de 2020
O ano de 2020 tem colocado a sociedade mundial diante de muitas incertezas. A principal medida de enfrentamento da pandemia do coronavírus tem sido a redução da circulação de pessoas e de mercadorias, o que impõe limites às atividades econômicas de países afetados,...
Valor da Produção Agropecuária é o maior dos últimos 31 anos
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, atualizado com base nas informações de abril, deve atingir R$ 697 bilhões, alta de 8,6% em relação a 2019. São os maiores valores obtidos nestes últimos 31 anos de acordo com estudo elaborado pela Secretaria de...
Conab sustenta estimativa de produção acima de 250 milhões de toneladas
Apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, o volume da produção de grãos no país está estimado em 250,9 milhões de toneladas, 3,6% ou 8,8 milhões de t superior ao colhido em 2018/19. Em relação ao...
ABMRA
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1811
11º andar - conj. 1128 - Pinheiros
São Paulo/SP - CEP: 01452-913
abmra@abmra.org.br
+55 11 3812-7814
+55 11 97751-8297
SIGA A ABMRA