ABMRA celebra resultados e caminha para se consolidar “A Casa dos Profissionais de Marketing e Comunicação do Agro”

2022: CONQUISTAS

Projetos inovadores como Congresso de Marketing, Mostra de Comunicação, Pesquisa de Hábito do Produtor, ABMRA Talks, Comitês e Ideia Café fortaleceram ainda mais a atuação da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro

2022 foi um marco para a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). A entidade realizou muitas iniciativas com excelentes resultados em prestação de serviços, oferta de produtos e networking, fortalecendo e valorizando a comunicação e o marketing no setor. Para 2023, estão programados avanços nas mesmas frentes e muitas novidades.

“A diretoria da ABMRA atuou como um time coeso e motivado, colocando em prática diversos projetos para celebrar o ano, que foi muito importante para nossa história. Reativamos os Comitês, realizamos eventos, como o 14° Congresso de Marketing do Agro e a 20° Mostra de Comunicação. Esse trabalho proporcionou resultados valiosos. Mais que dobramos o número de associados e diversas plataformas foram lançadas”, destaca Ricardo Nicodemos, presidente da entidade.

PROJETOS E RESULTADOS

O 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA retomou o formato presencial e teve como tema central “A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro”. No total, 20 especialistas convidados compartilharam experiências e cases – inclusive internacionais. Mais de 350 participantes foram brindados com conteúdos e discussões de alto impacto. “O Congresso é um importante e respeitado evento, criado há mais de 35 anos. Ele é o palco de temas relevantes do marketing e da comunicação do Agro para avaliar conceitos, analisar tendências e gerar insights”, pontua Nicodemos.

Já a 20ª Mostra de Comunicação do Agro, considerado o maior festival de criatividade do segmento, obteve sucesso em 2022, e a partir deste ano torna-se anual. No total, concorreram 265 cases (22% a mais do que na edição de 2021), em 15 categorias. Foram distribuídos 45 prêmios. Os vencedores foram escolhidos por um júri de 35 criativos, formadores de opinião, especialistas em comunicação e produtores rurais. “A Mostra tem como objetivo central valorizar os investimentos em comunicação, além de anunciantes e agências. O marketing e a comunicação do Agro estão em um nível de qualidade, criatividade e profissionalismo extremamente elevado”, assinala o presidente da ABMRA.

Outro projeto de grande importância da ABMRA é a 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, o mais completo raio-x do produtor rural brasileiro, incluindo seus hábitos de mídia, conectividade, presença da mulher no Agro, comportamento de compras, educação e muito mais. Em sua mais recente edição, em 2021, foram 3 mil entrevistas presenciais em 16 estados, cobrindo as 14 principais atividades agrícolas e 4 de criação animal. “As empresas que adquiriram cotas para ter acesso ao estudo completo e ao software de mineração saíram na frente das concorrentes, projetando os seus investimentos de maneira muito mais efetiva e produtiva. Em 2022, elas comprovaram os benefícios de ter a pesquisa, acessando o mercado e realizando campanhas bem-sucedidas”, diz Ricardo.

Outros importantes projetos contribuíram para fortalecer a atuação da ABMRA, em 2022. É o caso das reuniões dos Comitês (Produtos e Serviços, Veículos de Mídia e Agências); o ABMRA Talks com debates essenciais para o segmento; o Ideia Café, que reuniu nomes de referência para discussões sobre os temas mais relevantes do Agro; e o Conexões ABMRA, que aproximou a entidade de outras associações de classe de fora do setor produtivo. Além disso, foi criado um programa de benefícios para os associados, com descontos em instituições de ensino.

 

O QUE VEM POR AÍ

2023 está repleto de inovações e novos projetos. “Este é o ano da revista Campo & Marketing, a primeira publicação focada em comunicação e marketing do Agro; o prêmio Top de Marketing e Comunicação, que valoriza o trabalho dos profissionais; a Academia ABMRA, focada no conhecimento e na educação; e o Anuário de Mídia e Serviços, que será um banco de dados de profissionais. Já lançamos este ano o Marca Agro do Brasil, projeto formado por diversas iniciativas que se conectam para aproximar a cidade do campo, com o objetivo de tornar o Agro uma paixão nacional. O brasileiro não conhece (ainda) as conquistas e o quanto o Agro torna nossa vida melhor. Precisamos contar essa história ”, informa Nicodemos.

“Junte-se ao nosso grupo. Garantimos uma boa prosa regada por aquele cafezinho com troca de conhecimento e boas histórias”, convida o presidente da ABMRA.

Clique aqui, baixe o relatório e confira na íntegra nossas ações.