Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aplicativo promove troca de dados entre médicos veterinários

Objetivo é contribuir para a defesa sanitária animal

Imagine um aplicativo que possibilite a médicos veterinários trocar informações entre eles e a Secretaria da Agricultura. O Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria/RS) desenvolveu um aplicativo para smartphones Android com esta finalidade.

Voltado inicialmente ao nicho de equinos, a iniciativa, que tem o apoio institucional do Fundesa (Porto Alegre/RS), permite que o profissional cadastre todos os criadores para os quais presta serviços. Além disso, pode arquivar e monitorar exames, realizar o controle de vacinas e medicamentos e até o trânsito dos animais, além de arquivar a resenha fotográfica do animal.

O professor da UFSM, Enio Giotto, explica que o aplicativo já está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema Android, mas que nada impede que um sistema como este possa vir a ser utilizado, futuramente, pelo serviço veterinário oficial. Ainda que inicialmente os equídeos não façam parte do escopo do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, que é composto pelas cadeias de aves, suínos e bovinos de corte e leite, o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, explica que “qualquer iniciativa que contribua para um melhor entendimento da importância da sanidade para o campo precisa ser apoiada”.

Fonte: Feed&Food