Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plantio direto: o legado de Herbert Bartz é para sempre

“Em 1945, eu tinha oito anos. No meu aniversário aconteceu um grande ataque aéreo que matou milhares de pessoas. Depois daquilo começou a faltar comida pra todo mundo”…

Desde criança, o catarinense Herbert Bartz tinha um sonho: contribuir para o aumento da produção de alimentos. O depoimento acima foi dado por ele, em 2019, ao Projeto Soja Brasil, iniciativa do Canal Rural.

Assim, já na fase inicial de sua vida, quando estava morando na Alemanha, Bartz estava escrito que ele seria um dos mais importantes personagens da produção agrícola brasileira e, por extensão, do mundo.

Na década de 1970, seu sonho se tornou realidade. Bartz foi um dos responsáveis pela criação do Sistema de Plantio Direto, inovação revolucionária sob vários aspectos, que contribuiu – e muito – para a multiplicação da produção agrícola nacional nas últimas décadas.

Explicação importante: o Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas para aumentar a produtividade, conservando e/ou melhorando continuamente o ambiente de cultivo. Suas principais técnicas são Ausência ou mínimo revolvimento do solo, Cobertura do solo com palhada e Rotação de culturas.

Simples na sua definição, o plantio direto acabou com o uso de revolvedores de solo no Brasil. Basta deixar a palha e semear sobre ela. Dessa forma, contribui para a produção de mais uma safra por ano no clima tropical.

Herbert Bartz faleceu na madrugada do dia 29 de janeiro de 2021, aos 83 anos, em Rolândia (PR), cidade onde viveu a maior parte de sua vida. Como muito bem se pronunciou a Embrapa, Bartz “deixou um exemplo de dedicação e um legado de soluções para que nosso país tenha uma agricultura vigorosa, dinâmica e sustentável”.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) junta-se à comunidade do agronegócio no lamento pelo falecimento de Herbert Bartz. A agricultura perdeu um de seus mais importantes nomes, mas o seu legado está aí, para contribuir para o contínuo aumento da produção de alimentos e saciar a fome da população mundial.