Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisa revela canais de comunicação mais influentes na adoção de tecnologias na agricultura brasileira

Apesar do recente crescimento das mídias digitais e redes sociais, as relações interpessoais ainda se mostram muito influentes na tomada de decisão sobre a adoção de tecnologias digitais na agricultura brasileira. É o que revela pesquisa inédita conduzida pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Departamento de Economia Agrícola da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A pesquisa ouviu 461 produtores de soja em cinco estados brasileiros e 340 produtores de soja em nove estados americanos – que representam 75% da produção de soja em cada país. Os resultados coletados no Brasil foram apresentados pela pesquisadora Joana Colussi, em webinar promovido pela Rede Brasil de Jornalistas Agro (AgroJor).

A pesquisa buscou identificar a influência de veículos de massa (jornais, revistas, rádio, televisão e websites), de mídias sociais (WhatsApp, Instagram, YouTube, LinkedIn, Facebook etc.), e das relações interpessoais (dias de campo, conferências, extensionistas, revendedores e conversas com vizinhos) na decisão de adotar uma nova tecnologia na lavoura. “Muito se fala sobre o papel da comunicação no processo de adoção, por isso fomos motivados a mensurar a influência de diferentes canais no comportamento do agricultor nos dois principais países produtores de soja no mundo”, afirma Joana, pós-doutoranda em Economia Agrícola da Universidade de Illinois e vice-presidente internacional da Rede AgroJor.

Quando perguntados sobre a relevância das mídias de massa, os produtores brasileiros de soja responderam que websites e televisão por assinatura são os mais influentes na adoção de tecnologias. Entre as mídias sociais, WhatsApp e YouTube se destacaram. Nas relações interpessoais, todos os seis canais pesquisados tiveram médias semelhantes, com destaque para Dias de Campo e Conferências, Fóruns e Seminários. “Isso reforça que, apesar do crescimento das mídias digitais e redes sociais, os contatos pessoais ainda exercem um papel importante na hora de influenciar o produtor a adotar uma nova tecnologia”, reforça Joana, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, ao lado dos professores Antônio Padula, da UFRGS, e Gary Schnitkey, Steve Sonka e Eric Morgan, da Universidade de Illinois.

Ainda na pesquisa, os produtores brasileiros foram questionados a indicar o grau de utilização de tecnologias de precisão e digital na lavoura. Piloto automático, imagens de satélite/drones e mapeamento da produtividade tiveram as maiores média de utilização. As mais baixas foram sistemas de pulverização localizada e mapa de condutividade elétrica do solo, tecnologias menos difundidas nas lavouras. Em relação à tomada de decisões, a aplicação de fertilizantes, a seleção de variedades e a escolha da população média das plantas tiveram as maiores médias. Sobre benefícios percebidos pelo uso das tecnologias, as médias foram altas e semelhantes, com destaque para aumento da produtividade e redução de custos.

Em paralelo às respostas objetivas dos produtores de soja entrevistados, os pesquisadores calcularam uma correlação entre todos os canais de comunicação e as tecnologias de precisão e digital utilizadas nas lavouras. Nessa análise, o LinkedIn apareceu como o canal de comunicação mais associado com a adoção de sete tecnologias entre oito pesquisadas no Brasil. “Os agricultores que responderam que o LinkedIn influencia a tomada de decisões tendem a ser aqueles com os mais altos níveis de adoção”, explica Joana.

Quando a mesma correlação é feita em relação aos canais de comunicação e benefícios percebidos, Dias de Campo e Conferências tiveram as maiores associações em seis tecnologias entre oito analisadas no Brasil. As exceções foram em relação à compra de insumos agrícolas e comercialização da produção, para os quais o WhatsApp se mostrou mais relevante. “Os resultados evidenciam o papel educacional das relações interpessoais para a busca de conhecimento, aliado à funcionalidade oferecida por aplicativos digitais”, reforça Joana.

Sobre a correlação entre as decisões tomadas com o uso de tecnologias de precisão, os resultados indicam que os adotantes de decisões estabelecidas, como aplicação de fertilizantes, por exemplo, tendem a priorizar as conexões presenciais; enquanto adotantes de decisões mais emergentes, como semeadura em taxa variável, tendem a preferir mídias sociais.

O perfil demográfico dos entrevistados pode ter influenciado nos resultados. Entre os 461 produtores de soja ouvidos no Brasil, 43% têm menos de 41 anos, 35% entre 41 e 55 anos, 20% entre 56 e 70 anos e 2% mais de 70 anos. A baixa idade dos entrevistados também pode ter influenciado o perfil de escolaridade: 35% com pós-graduação, 40% com ensino superior completo, 19% com ensino médio e 6% com ensino médio incompleto. Por fim, sobre o tamanho das propriedades, 51% dos entrevistados plantam menos de 500 hectares, 29% de 501 a 2.000 hectares e 20% mais de 2.000 hectares.

Os dados foram coletados no Brasil de março a maio de 2021, por meio de questionário on-line respondido de forma aleatória. O nível de confiança dos resultados é de 95% e a margem de erro é de 5%, calculada no modelo de amostra probabilística de universo infinito.

Nota da Redação: Vários dados da pesquisa da jornalista Joana Colussi confirmam conclusões da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, especialmente em relação às preferências dos produtores pelos meios de comunicação e relevância das mídias sociais no seu dia a dia. A pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro é, inclusive, um dos conteúdos de referência do estudo citado no texto acima. A ABMRA valoriza iniciativas que objetivam ampliar o conhecimento sobre o perfil e os hábitos dos produtores rurais do Brasil.