As 10 Tecnologias Revolucionárias de 2024 relevadas pela MIT no SXSW
A lista apresenta avanços disruptivos que devem transformar a forma como a sociedade irá viver e trabalhar pelas próximas décadas
Por Donário Lopes de Almeida
As “10 Tecnologias Revolucionárias de 2024“, reveladas por Elizabeth Bramson-Boudreau, Publisher e CEO da MIT Technology Review, renomada publicação especializada em acompanhar as tendências e avanços nos campos tecnológico e científico, capturaram a atenção de observadores entusiasmados durante a sessão de destaque no South by Southwest (SXSW). A lista é resultado do trabalho da equipe de repórteres e editores responsável pela compilação das principais inovações disruptivas. A edição deste ano, compartilhada com o público do SXSW, trouxe à tona avanços destinados a transformar a maneira como a sociedade vive e trabalha.
Durante a sessão, Bramson-Boudreau detalhou cada uma das dez tecnologias selecionadas, explorando suas implicações práticas e o impacto potencial, dos avanços na medicina personalizada e inteligência artificial às novas fronteiras em energia renovável e robótica. A lista inclui inovações para lidar com desafios globais, desde a crise climática até questões de saúde pública e desigualdade.
Confira as cinco principais soluções que impactam o Agro e a produção de alimentos:
1.Agora vivemos na era da IA
Centenas de milhões de pessoas vem interagindo diretamente com ferramentas como o ChatGPT, que produzem texto, imagens, vídeos e muito mais a partir de comandos. Sua popularidade remodelou a indústria tecnológica, tornando a OpenAI um nome familiar e levando gigantes como Google, Meta e Microsoft a investir pesadamente na tecnologia.
2.Células solares supereficientes
A energia solar está sendo rapidamente implantada ao redor do mundo e é fundamental para os esforços globais de redução das emissões de carbono. Mas a maior parte da luz solar que atinge os painéis atuais não está sendo convertida em eletricidade. Adicionar uma camada de minúsculos cristais, por exemplo, poderia tornar os painéis solares mais eficientes, e esta é a tendência, de evolução e melhoria a partir de novas tecnologias neste setor.
3.Medicamentos para perda de peso
O aumento global da obesidade foi denominado uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde. Medicamentos como Ozenpic, Mounjaro e Wegovy estão agora entre as ferramentas mais poderosas que pacientes e médicos têm para tratá-la. Evidências sugerem que eles podem até proteger contra ataques cardíacos e derrames, e potencial de alterar hábitos alimentares e de comportamento, gerando impacto econômico em diversos setores, inclusive da agropecuária.
4.O primeiro tratamento de edição genética
Novos tratamentos baseados em CRISPR estão em desenvolvimento há anos. Nas últimas semanas de 2023, um deles, da Vertex, tornou-se o primeiro a obter aprovação regulatória tanto no Reino Unido quanto nos EUA por sua capacidade de curar a doença falciforme, uma condição potencialmente fatal. E não será o último. Estão sendo conduzidos trabalhos com potencial de impacto na produção vegetal e animal.
5.Computadores Exascale
Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar mais do que um exaflop de cálculos (isso é um 1 seguido por 18 zeros). Novas máquinas capazes de processar dados científicos com essas velocidades permitirão aos cientistas realizar simulações mais sofisticadas do clima, fissão nuclear, turbulência e muito mais. Tudo isso impactando a produtividade e desenvolvimento de soluções cada vez mais automatizadas e confiáveis.
*Donario Lopes de Almeida é engenheiro agrônomo, jornalista e presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), o farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a entidade.