Publicação indicará as práticas do setor para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU lançou a Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura, o PEAA. A BASF é uma das parceiras da publicação inédita que visa orientar empresas do setor de alimentos e agricultura a adotarem práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Os PEAA guiarão a atuação das empresas – bem como de todos os atores da cadeia produtiva – para a Agenda 2030 da ONU, pautada por práticas socioambientais responsáveis, que levam em conta a preservação dos ecossistemas naturais, sociais e culturais de cada região”, destaca o presidente da Rede Brasil do Pacto Global e também Diretor Jurídico de Impostos e Seguros da BASF na América do Sul, André Oliveira.

Entre os exemplos apresentados na cartilha, que traz cases de produtos e soluções voltadas a um sistema produtivo mais sustentável e resiliente, destaca-se o Sistema de Produção Clearfield®, solução desenvolvida em 2003 pela BASF para controlar uma das plantas daninhas mais severas da cultura do arroz irrigado, o arroz vermelho.

A tecnologia ajuda a promover a Segurança Alimentar, um dos princípios da cartilha. Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) foram desenvolvidos pelo Pacto Global da ONU ao longo de dois anos, por meio de um processo amplo e inclusivo, iniciado na conferência Rio+20, realizada em 2012. A publicação também apresenta boas práticas nas seguintes áreas: responsabilidade ambiental, viabilidade econômica, direitos humanos, boa governança e transferência de conhecimento.

Fonte: AI