Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BASF é reconhecida como líder global em gestão de água

Empresa recebeu a classificação “A” em ranking da organização internacional CDP

A BASF é uma das empresas líderes mundiais em gestão sustentável de água e foi incluída pela primeira vez na lista “CDP Water A“. O ranking da CDP, organização internacional sem fins lucrativos e anteriormente denominada “Carbon Disclosure Project“, foi divulgado este mês. A entidade trabalha com investidores institucionais, com ativos de 100 trilhões de dólares.

Das 607 empresas avaliadas pela organização, apenas 24 receberam classificação “A”, incluindo a BASF. A análise do CDP leva em conta a transparência com que as empresas relatam suas atividades de gestão de água e como elas reduzem riscos relacionados ao ativo como, por exemplo, a escassez. Além disso, o CDP avalia quanto o desenvolvimento de produtos contribui para a gestão sustentável de água nos clientes das organizações participantes do estudo.

O uso sustentável da água e a conservação dos recursos hídricos mundiais estão contemplados nas metas de meio ambiente da BASF. Entre as ações realizadas pela empresa nesse sentido estão a redução das emissões na água resultantes dos processos de produção, além da oferta de produtos que economizam água e melhoram sua qualidade.

Gestão de água na América do Sul

A BASF utiliza água para resfriamento, limpeza e matéria-prima para a fabricação de produtos. Focada na busca por alternativas que favoreçam práticas mais sustentáveis em todas as suas unidades fabris, a empresa tem adotado uma série de medidas para utilizar a água de forma racional e otimizar seu uso nos processos industriais.

Desde 2002, a empresa já reduziu o consumo de água por tonelada produzida em 43%, considerando a produção das suas fábricas na América do Sul. Além disso, a meta global da empresa, até 2020, é conquistar 100% da gestão sustentável da água em áreas propensas à escassez hídrica.

Conheça alguns dos projetos que estão contribuindo para redução do consumo de água nas fábricas da BASF:

Santo Antônio de Posse – Brasil – Na Estação Experimental Agrícola, as equipes instalaram em 2015 um sistema de captação de água da chuva, com capacidade para armazenar até três milhões de litros em dois tanques de coleta. O conteúdo é utilizado para a irrigação das estufas, diminuindo o uso de outras fontes hídricas.

La Calera – Colômbia – A água de misturadores, que antes era descartada, passou a ser armazenada e utilizada posteriormente na produção do mesmo aditivo.  A economia de água chega a 60 mil litros por ano.

General Lagos – Argentina – A equipe conseguiu reduzir o consumo de água em 313 milhões de litros de 2014 para 2015. O resultado foi gerado por meio de inúmeras iniciativas, como otimização de bombas de vácuo para diminuir o consumo de água e tornar o funcionamento dos equipamentos mais eficiente, limitar a temperatura de ingresso da água de resfriamento do reator em 40ᴼC e instalar temporizadores para padronizar o processo de limpeza de reatores de dispersão, minimizando assim o consumo de água para lavagem.

Lima – Peru – Somente em 2015, foram economizados cerca de 130 mil litros de água por meio de ações como instalação de medidores para controle da água consumida para limpeza e identificação por meio de rótulos com cores diferentes para identificar as embalagens de armazenamento de água de lavagem de produtos de maior rotatividade e a conscientização das equipes para uso adequado deste recurso.

Fonte: AI