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Ex-ministro Francisco Turra discute desafios da comunicação e imagem do agro no ABMRA Ideia Café

Convidado enfatiza a necessidade de uma estratégia estruturada, transparente e conjunta para combater períodos de crise

O ex-ministro da Agricultura e atual Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou da edição de junho do ABMRA Ideia Café, iniciativa voltada para os associados da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro que conta com a participação de líderes reconhecidos para debater temas da atualidade pertinentes ao setor.

Turra compartilhou suas ideias e visões, destacando a importância da comunicação transparente para imagem do Agro e da colaboração da imprensa para combater a desinformação em períodos de crise.

Durante sua participação, o ex-ministro anunciou seu apoio ao projeto Marca Agro do Brasil,  iniciativa que busca transformar a comunicação do setor agrícola e torná-lo uma grande paixão nacional. O convite foi formalizado pelo presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, que destacou a importância do apoio de Turra, ressaltando que esse projeto pode marcar o início de um novo fase no Agro brasileiro.

“Da mesma forma que há 50 anos  atrás o Agro brasileiro fez uma revolução, saindo de uma iminente situação de insegurança alimentar para se tornar hoje um dos grandes líderes mundiais, nós acreditamos que podemos começar um novo ciclo”, disse Nicodemos.

Em resposta, Turra demonstrou entusiasmo e gratidão pela confiança. O ex-ministro também revelou ter acompanhado de perto o trabalho do projeto Marca Agro do Brasil e expressou sua felicidade em descobrir que essa iniciativa está alinhada com seus próprios sonhos e aspirações para o país. Ele ainda reforçou sua disposição em participar ativamente e ressaltou que a busca por segurança e sucesso é o que o motiva a aceitar o convite.

Imagem e posicionamento

Durante o encontro, Turra contou sobre sua experiência na luta contra a febre aftosa e como isso impactou a imagem do Brasil no mercado internacional,  que não aceitavam importar a carne brasileira. “Surgiu assim a proposta de dividir o país em circuitos pecuários, começando pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já estavam livres da doença. A ideia era erradicar a febre aftosa em todo o país em um prazo de 10 anos”, relembrou o ministro.

A abordagem foi apresentada em uma reunião em Paris, onde 159 países votaram a favor da proposta. A conquista da erradicação da febre aftosa teve um impacto significativo na imagem do Brasil como um grande produtor de proteína animal.  “Após a liberação, o nosso país tornou-se o maior exportador mundial de frangos e ocupou o primeiro lugar na exportação de carne bovina, além de ser o quarto em carne suína. A marca e a imagem do produto foram fatores determinantes para o sucesso, uma vez que o Brasil abriu 160 mercados internacionais”, disse.

O ex-ministro ressaltou que a comunicação e a imagem do Agro continuam sendo desafios importantes. Ele mencionou que alguns países, como o Japão e o México, ainda não aceitam a carne brasileira devido a preocupações com a febre aftosa, mesmo com a vacinação em vigor. Além disso, Turra destacou que a questão da sustentabilidade ambiental está se tornando cada vez mais relevante e exigente no mercado internacional.

Francisco Turra, compartilhou valiosas reflexões sobre a importância da comunicação e do marketing na superação de crises e na desmistificação de mitos setoriais. Ele ressaltou que, diante de uma realidade em que as crises se tornaram comuns e imprevisíveis, uma boa comunicação e estratégias de marketing são cruciais para o sucesso e a sobrevivência das empresas. Ele relembrou como, há 25 anos, a ABPA realizava exercícios e simulações para se preparar para possíveis crises, incluindo o surto de influenza aviária.

“A equipe de comunicação demonstrou simplicidade e transparência em seus esforços para informar, não apenas o governo, mas também a mídia e o público. Essa abordagem de comunicação transparente rendeu respeito e admiração. Isso também se refletiu na nossa relação com a imprensa. Essa mudança positiva na percepção da mídia é vista como um desenvolvimento importante dentro do Agro”, contou o ex-ministro.

A imprensa aliada ao agro

O presidente da ABPA também relembrou o trabalho na Operação Carne Fraca, na qual precisou lidar com falsas acusações de que o país estaria exportando carne com papelão com o objetivo de manipular o peso das cargas, em 2017. O ministro contou que essa narrativa resultou na perda de 70 mercados em apenas uma semana. Turra disse que a reação imediata do governo foi suspender temporariamente as exportações e buscar esclarecimentos sobre as acusações.

O ex-ministro destacou a importância de uma resposta efetiva por parte do governo e das autoridades do setor. “Houve uma reunião na BP (Brasília Palace Hotel) com a imprensa, e era nítida a grande presença de jornalistas interessados em compreender o que havia acontecido. Com o tempo, a própria imprensa compreendeu a necessidade de defender o seu país. A transparência era crucial nesse processo para combater a injustiça e trazer de volta a confiança dos mercados internacionais”, disse.

Ao longo de dois meses, com um posicionamento bem preparado e uma equipe de comunicação dedicada, Turra mencionou que foi possível reverter a situação e recuperar todos os mercados que haviam sido perdidos. “A situação nos mostra como é preciso estar preparado para momentos de crise, com exercícios de simulação e medidas preventivas em vigor”, destacou.

No encerramento do encontro, o ministro reforçou a importância da comunicação e do marketing para enfrentar os desafios futuros do agronegócio. Ele enfatizou a necessidade de estar preparado para lidar com crises, como a recente pandemia da COVID-19, que impactou negativamente a imagem do setor. “A comunicação deve ser estratégica, transparente e baseada em fatos, garantindo a confiança dos consumidores e dos mercados internacionais”, destacou Turra.