Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho avança para mais um ciclo

Acaba de ser renovada a parceria entre Syngenta, Instituto Emater, Iapar, Embrapa e IAC para a manutenção de um programa que há 27 anos tem feito a diferença na vida de produtores paranaenses por meio da profissionalização e do consequente aumento na produtividade de suas lavouras: o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho.

No ciclo anterior, 2015/2016, acompanhados pelos técnicos da Emater, produtores de 41 municípios participantes alcançaram produtividade acima de 2,6 toneladas de feijão e superior a 9,0 toneladas de milho por hectare, em 2016/2017, quantidades que superam as médias estaduais apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no período – 1,79 toneladas para a cultura do feijão e 6,2 toneladas para o milho.

Neste novo período, que já começou com um treinamento em Ponta Grossa (PR) para preparar cerca de 90 profissionais para as ações de capacitação desenvolvidas ao longo da safra 2017/2018, serão instaladas 163 unidades demonstrativas (86 para a cultura de feijão e 77 para a de milho), em 49 municípios do Centro-Sul paranaense, com acompanhamento e prestação de assistência técnica direta aos agricultores assistidos pelo projeto.

Com enfoque em questões tecnológicas, econômicas e de cuidados com o meio ambiente, segurança e produção de alimentos seguros, assim como no uso de boas práticas na produção, o programa se baseia na geração e na transferência de conhecimento para garantir o aumento da produtividade para os pequenos agricultores.

“Durante o Programa, os produtores de milho e feijão participam de treinamentos específicos sobre cada etapa do ciclo da cultura, do plantio à colheita. Neles, além de se familiarizarem com as novas tecnologias e com o uso correto de soluções para o manejo das culturas que suportam em aspectos de conservação ambiental e de recuperação do solo, por meio de práticas como a rotação de culturas e o plantio direto na palha, por exemplo. Iniciativas como essas são simples e, ao mesmo tempo, elevam consideravelmente a qualidade do plantio. Projetos como esse são importantíssimos e reforçam os compromissos da Syngenta estabelecidos no nosso Plano de Agricultura Sustentável”, explica Déborah Oliveira, Coordenadora de Produtividade Sustentável da Syngenta.

Fonte: AI