Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ferramenta para cálculo de custos da pecuária de corte é atualizada

A ferramenta que permite o cálculo do custo de produção da pecuária de corte – o CUSTObov – lançada em março deste ano pela Embrapa, acaba de ser atualizada. Entre as alterações, está a apresentação de indicadores de desempenho “por hectare”.

De acordo com um dos idealizadores do CUSTObov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Fernando Paim Costa, como todo aplicativo está sujeito a aperfeiçoamentos, as informações constantes no CUSTObov foram ampliadas levando em consideração sugestões de usuários da planilha.

A nova versão do CUSTObov inclui:

Maior detalhamento da utilização do solo, subdividido em pastagens, áreas para produção de volumosos e outros cultivos permanente; cálculo e exposição da lotação média das pastagens, em cabeças e unidades animal; custos e receitas, antes apresentados apenas em Reais, agora expressos em arrobas de boi gordo; quantidades vendidas (total e por hectare) subdivididas em animais para abate e para recria/engorda, medidas em kg de peso vivo e arrobas (15 kg) de carcaça; apresentação do rendimento de carcaça médio da fazenda, calculado com base nos abates do ano; custos e seus componentes calculados também por hectare; custo variável e custo total apresentados com e sem a inclusão da compra de animais para recria/engorda e seus juros; produção da fazenda (total e por hectare), antes medida apenas em kg vivos, agora exposta também em arroba de carcaça; receitas, custos e margens calculados também por hectare; remuneração do administrador/empreendedor calculada de duas formas: sem considerar aqueles itens que não têm implicação no caixa, isto é, a variação no valor do estoque de gado, de natureza patrimonial, e os juros, que são um custo de oportunidade; levando em conta esses dois itens; inclusão de valores por mês para a receita, grandes itens de custo e margens.

Estrutura

O CUSTObov é constituído de várias planilhas. Nas planilhas “abertura”, “dados do rebanho”, “dados dos recursos”, “dados das despesas” e “dados das receitas” são inseridas as informações, sendo as únicas que permitem digitação. As demais apresentam relatórios com a consolidação dos resultados, apresentados na forma de números e gráficos.

O aplicativo foi estruturado de forma que os usuários obtenham resultados mesmo quando não contam com dados detalhados sobre cada componente do sistema. Assim, por exemplo, no caso dos produtos veterinários, basta informar o total gasto no ano com vacinas, vermífugos e outros medicamentos, sem especificar produtos, dosagens, consumos por categoria animal e preços unitários pagos. O mesmo ocorre com os suplementos (mineral e ração), para os quais basta digitar o valor total desembolsado no ano.

Fonte: Embrapa