Programa estará disponível no meio do ano

Já ouviu falar do software A Fazenda Pantaneira Sustentável? Ele avalia o grau de sustentabilidade nas propriedades que trabalham com a bovinocultura de corte na região. O sistema é alimentado com dados que classificam diversos aspectos da fazenda, como qualidade das pastagens, escore corporal dos animais e infraestrutura.

E, após ser aplicado em propriedades do Pantanal de Mato Grosso do Sul no ano passado, o software passará por atualizações. Pesquisadores da Embrapa (Brasília/DF) se reuniram para discutir os erros e acertos da versão inicial. “A FPS faz uma radiografia do sistema de produção e vê onde podemos inserir o que a gente elabora através das pesquisas. Queremos associar a FPS às boas práticas, às tecnologias voltadas às propriedades pantaneiras. É um trabalho que não tem fim”, afirma a pesquisadora da Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) e coordenadora do projeto que elaborou a ferramenta, Sandra Santos.

Os pesquisadores conversaram sobre quais aspectos deverão ser considerados pela análise da ferramenta e de que forma isso deve ser feito. Um dos pontos discutidos foi o uso de outro indicador financeiro, que leva em consideração a diversificação de atividades produtivas para atender a todas as fazendas, já que nem todas trabalham apenas com pecuária. O FPS deve incluir, futuramente, a avaliação de serviços ambientais, beneficiando quem trabalha com a conservação ambiental. “A gente acha que isso vai ajudar muito os fazendeiros a agregar valor a essas iniciativas”, defende Santos.

A FPS deverá ser disponibilizada na metade deste ano em um portal online. “A ideia é colocar a ferramenta disponível ao público abertamente, com diferentes modelos de licenciamento – um para o usuário, outro para o agente certificador e assim por diante”, completa de Lima. Com a fase final dos ajustes, o analista ainda visualiza outras possibilidades para a aplicação do software. “A FPS pode ser adaptada para outros contextos e problemas. Foi um ganho do projeto muito bem-vindo”, diz

Fonte: Embrapa