Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O papel das marcas na harmonia entre campo e cidade é pauta na SXSW 2024

O papel das marcas na harmonia entre campo e cidade é pauta na SXSW 2024

Para a CMO da Land O’Lakes A busca pela convergência entre o mundo rural e urbano é urgente e essencial para encarar os desafios globais

 *Por Donario Lopes de Almeida

O Agro esteve presente em um debate sobre a relação de comunidades rurais e urbanas frente ao crescente relativo às responsabilidades e impactos ambientais na produção de alimentos, assim como o papel das marcas na evolução deste tema, durante o South by Southwest 2024 (SXSW), que acontece em Austin, Texas, Estados Unidos. A conversa foi liderada por Heather Malenshek, CMO da Land O’Lakes, uma empresa com origem no sistema cooperativo e milhares de cooperados atuando em regiões de grande produção de grãos e leite.

Heather compartilhou sua visão sobre como redefinir o conceito de “rural”, desmistificar narrativas divisivas e, acima de tudo, como as marcas podem ativamente unir essas duas realidades distintas. Em um mundo cada vez mais preocupado com a agenda ambiental e a segurança alimentar em um planeta com população em constante crescimento, os desafios globais são significativos. No entanto, essas questões muitas vezes são debatidas de forma isolada. É aqui que as marcas entram como agentes de confiança pública, desempenhando um papel crucial na aproximação entre as esferas rural e urbana.

Para a CMO, “divisão é subtração”. Em outras palavras, quando não há trabalho em conjunto, todos saem perdendo. Ela apresentou pontos fundamentais para promover a valorização dos stakeholders envolvidos na produção e processamento de alimentos, incluindo iniciativas de transparência e informação para usuários e consumidores.

Na visão da executiva, os produtores rurais são os verdadeiros empreendedores capazes de mudar o mundo para melhor. A busca pela convergência entre o mundo rural e urbano é urgente e essencial para encarar os desafios globais que a sociedade pode enfrentar no futuro. Para que isso aconteça, é preciso ter comunidades rurais conectadas, saudáveis, diversas e vibrantes, a base para um futuro sustentável e seguro, com plena oferta de alimentos.

Heather prega que a indústria Agro deveria mostrar o mundo rural como vital e essencial e provoca as empresas do setor a assumir uma posição proativa. Ela reforçou a importância do poder das marcas em derrubar mitos e em fomentar a unidade através de ações práticas que não só abordem, mas também busquem solucionar questões sociais inerentes ao divisor rural-urbano.

Fica claro que as marcas têm um papel fundamental não apenas no mercado, mas como agentes de mudança social, tendo a capacidade de conectar pessoas, comunidades e, por fim, transformar a sociedade, alinhando e integrando o mundo rural e urbano.

 *Donario Lopes de Almeida é engenheiro agrônomo, jornalista e presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA),  o farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a entidade.