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Conexão entre contadores de histórias gastronômicas e marcas de alimentos é explorada em painel da SXSW 2024

Conexão entre contadores de histórias gastronômicas e marcas de alimentos é explorada em painel da SXSW 2024

Chef Joshua Weissman comandou o debate sobre a revolução na culinária online e as oportunidades de conexões com consumidores

* Por Donario Lopes de Almeida

O primeiro dia do SXSW 2024, que acontece em Austin, no Texas, Estados Unidos,  trouxe à tona um debate essencial: “Para onde está indo o futuro da mídia alimentar?” Especialistas renomados e entusiastas da culinária se reuniram para explorar as transformações que têm elevado a culinária e a alimentação a patamares antes inimagináveis, transformando-as em papéis secundários na sociedade para carreiras e passatempos.

A mídia alimentar refere-se à influência dos meios de comunicação, como televisão, redes sociais, revistas e anúncios, sobre as escolhas e os hábitos de alimentação. Ela pode desempenhar um papel significativo na formação de padrões e comportamentos relacionados à comida, especialmente entre as gerações mais novas.

O Chef Joshua Weissman, autor best-seller que reúne grande audiências no youtube ensinando culinária de maneira divertida, acompanhado por um painel de especialistas em alimentação e entretenimento, liderou uma hora de discussões, focando nas estratégias que marcas, serviços de streaming e redes de televisão podem empregar para maximizar sua mensagem no espaço alimentar.

Em uma era onde a autenticidade e o entretenimento se tornam cada vez mais valiosos, a experiência de Weissman em acumular bilhões de visualizações ensinando culinária de maneira divertida em suas plataformas, financiadas por si mesmo, foi um dos destaques do debate.

O painel também discutiu como a relação entre contadores de histórias gastronômicas, sua audiência e marcas está destinada a se fortalecer no futuro. Esta discussão iluminou caminhos para empresas que buscam aprender as melhores práticas de marketing para audiências focadas em alimentação em todas as mídias digitais.

Além das estratégias de marketing, o painel explorou a importância de contar histórias de forma orgânica e criativa, ajudando as marcas mais importantes do mundo a compartilhar suas histórias. A mensagem foi clara: no mundo da mídia alimentar, a chave para o sucesso é não apenas entender o que seu público deseja, mas também como e onde eles querem consumir conteúdo.

Publicidade de Alimentos no Brasil

Em meio a uma crescente preocupação com a saúde pública e os direitos dos consumidores, o Brasil estabelece diretrizes rigorosas para a publicidade de alimentos e bebidas. A Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e leis específicas regulam essa área, visando promover informações transparentes para a sociedade. As empresas devem estar atentas a essas normas para garantir a conformidade legal em suas campanhas publicitárias.

*Donario Lopes de Almeida é engenheiro agrônomo, jornalista e presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA),  o farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a entidade.