[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” custom_padding=”0px|||” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Olho – Destaque” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font=”||on||” text_font_size=”16″ border_style=”solid” _builder_version=”3.0.52″ /][et_pb_text admin_label=”CONTEÚDO DO POST” background_layout=”light” border_style=”solid” _builder_version=”3.0.106″]
Por iniciativa da Clínica do Leite, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), a pecuária de leite conta agora com uma importante ferramenta que beneficiará o setor. O segmento, de extrema importância para o agronegócio brasileiro, tanto pelo volume de negócios quanto pelo número de empregos que gera, exige dedicação intensa das pessoas envolvidas na atividade.
Para facilitar a gestão da fazenda, a Clínica do Leite idealizou um sistema de gerenciamento para transformar fazendas produtoras de leite em negócios, cada vez mais rentáveis, a partir do conhecimento em gestão. Denominado Controle MDA, o sistema possui ferramentas que mapeiam as atividades com os animais, as tarefas dos funcionários, a gestão financeira e até o planejamento da fazenda.
A jornada de implantação MDA, com o passo a passo de todas as etapas a serem cumpridas para aperfeiçoar a gestão da fazenda, agora, estão detalhadas no livro “Sucesso no Leite”, que será lançado no próximo dia 26 de abril, às 14h00, na Sala da Congregação (Edifício Central da Esalq).
De acordo com o idealizador do Sistema, Paulo Fernando Machado, docente do Departamento de Zootecnia da Esalq, a medida em que começou a compartilhar a proposta do Sistema MDA por meio de treinamentos oferecidos a produtores e profissionais da área, a troca de experiências ajudou a lapidar conceitos, selecionar ferramentas eficazes e adaptar o Sistema MDA à realidade das fazendas. “Hoje, vemos esse modelo se alastrar por propriedades de diferentes regiões do Brasil e, aos poucos, transformar a atividade em um negócio mais produtivo, rentável e de valor para as pessoas”, destacou o autor.
Machado afirmou ainda que, na trajetória que o trouxe até essa publicação, muitas pessoas e organizações contribuíram de forma decisiva para que o modelo evoluísse e pudesse ser disseminado.
Informações pelo site www.clinicadoleite.com.br .
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]