Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PIB-volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” custom_padding=”0px|||” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Olho – Destaque” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font=”||on||” text_font_size=”16″ border_style=”solid” _builder_version=”3.0.52″ /][et_pb_text admin_label=”CONTEÚDO DO POST” background_layout=”light” border_style=”solid” _builder_version=”3.0.106″]

Em 2017, o agronegócio brasileiro impulsionou o crescimento do PIB nacional (que registrou alta de 1%) e ajudou no controle da inflação. De acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB-volume do agronegócio brasileiro cresceu 7,6% no ano passado.

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017. Para o ramo pecuário, o crescimento foi de 3,8%. De acordo com pesquisadores do Cepea, investimentos e clima favorável elevaram a produtividade no campo e contribuíram para o excepcional desempenho da produção agrícola brasileira.

É importante destacar, no entanto, que a elevada produção não se refletiu em expansão da renda dos agentes envolvidos no agronegócio. Ao contrário, a pressão baixista da média de preços reais de produtos do agronegócio acabou suprimindo a evolução significativa em volume de produção e o PIB-renda do setor recuou 4,6% em 2017. O movimento de baixa da renda foi verificado em todos os segmentos que compõem o agronegócio. Segundo pesquisadores do Cepea, de maneira geral, o cenário de preços em queda refletiu a oferta recorde de produtos agropecuários, preços internacionais baixos, apreciação real da taxa de câmbio ao longo de 2017 e demanda interna ainda enfraquecida com efeitos da crise econômica brasileira.

Produzindo mais a menores preços, o agronegócio favoreceu a economia e a sociedade como um todo, à medida que elevou a oferta, contribuindo com um maior abastecimento, com a geração de divisas e com o controle da inflação.

Fonte: CEPEA

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]