Qual a maneira mais eficiente de produzir grandes quantidades de maneira sustentável?

Até 2050, a população do planeta deverá alcançar 9,5 bilhões de pessoas. Isso significa cerca de 2,5 bilhões a mais do que os 7 bilhões atuais. Consequentemente, mais comida deverá ser produzida para atender a demanda. Para que não falte alimento no mundo, será necessário produzir nos próximos 40 anos o mesmo que nos últimos 10.000 anos! Então, qual a maneira mais eficiente de alcançar esse resultado de maneira sustentável?

Os desafios são grandes, mas as possibilidades de ganhos com o uso de tecnologias também são expressivos. Entre os desafios, estão as perdas de alimentos até o consumo, equivalentes a expressivos 28% da produção global. Outra frente é a conservação das áreas rurais, já que cerca de 20% das terras estão degradadas.

Esse foi o tema do debate realizado pela AgroTools em pareceria com o Google. Ambos acreditam que o Agronegócio brasileiro conseguirá atingir esse resultado com o uso maciço de tecnologias. “Por meio de uma plataforma web e um aplicativo, por exemplo, o produtor rural terá mais informações sobre sua propriedade. A tecnologia facilitará o gerenciamento de todos os elos da cadeia produtiva”, explica o presidente da AgroTools, Fernando Martins.