Livro conta com histórias, curiosidades e o empreendedorismo brasileiro

Você sabe como o Brasil se tornou o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina no mundo? A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne está lançando o livro “Brasil de Carne e Osso”, que resgata, documenta e conta toda a história de sucesso da indústria exportadora de carne bovina brasileira com fotos históricas e depoimentos de figuras ilustres e importantes da cadeia da pecuária no Brasil.

“É um livro de gratidão. Ele nasceu de um mix de objetivos, que era de contar a história da pecuária brasileira, da indústria e as histórias de quem fez história”, conta Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Com histórias de famílias e pessoas que se jogaram no escuro ao apostar na pecuária brasileira na década de 30, o livro segue uma linha do tempo que remonta aos primórdios do País. “Ele retrata a história desde o Brasil Colônia; o ciclo do couro no Nordeste; a história das charqueadas; a chegada das multinacionais americanas e inglesas; a década de 60 em um Brasil, na época, grande importador de carne; a expansão dos mercados no Norte e Nordeste, até chegarmos aos anos 2000 com o crescimento do setor e da exportação, que colocou o Brasil como um player importante no cenário mundial”, explica Fernando Sampaio, diretor executivo da ABIEC.

Além das histórias familiares, o livro resgata curiosidades do espírito empreendedor do brasileiro, por exemplo, os mineiros que viajaram até a Índia para trazer o boi zebu ao País, em uma viagem que durava anos naquela época.

Ao todo, são 196 páginas de textos em português e inglês em que o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de como o Brasil chegou à posição de líder mundial em exportações de carne bovina, qual é a cultura por trás da pecuária e qual é o tamanho da paixão de quem faz parte da sua cadeia produtiva.

Fonte: Abiec