Desde o seu início, em 2010, o programa já teve mais de 12.500 participantes treinados nas cinco macrorregiões do Brasil

O Programa de Aplicação Responsável, um dos projetos de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, foi desenvolvido com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio. Realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, o Programa teve início em março deste ano e, até o momento, já passou por 65 cidades de 5 estados brasileiros, treinando 1678 produtores rurais com foco nas grandes culturas e cana-de-açúcar.

A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro, destaca a importância dos treinamentos que promove a otimização de recursos e a redução do impacto no meio ambiente:: “Este ano ampliaremos o Programa para atender também hortifruti e agricultura familiar, ressaltando o comprometimento da empresa em disseminar a um número cada vez maior de profissionais a importância das boas práticas agrícolas com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação”.

A meta planejada para 2016 prevê 250 treinamentos com capacitação de cerca de 5 mil agricultores, técnicos e operadores de pulverizadores e será realizado até o final de novembro deste ano, em todas as regiões do Brasil. O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância dos treinamentos para a capacitar e disseminar as melhores recomendações por meio de práticas integradas em todas as etapas do processo de cultivo e produção. 

 Para uma demonstrar o processo de forma didática, a Dow AgroSciences produziu um vídeo com os pesquisadores da UNESP: confira