Especialistas apresentam caminhos para desmistificar a Indústria da Carne na SXSW 2024
Painel aborda as inovações, manejo sustentável e o compromisso ambiental assumido pela cadeia produtiva americana
Por Donário Lopes de Almeida
Especialistas da indústria bovina se reuniram para um debate em torno do tema “Carne de Qualidade: Transformando o Discurso Sobre Uma Indústria em Mudança”, durante o South by Southwest 2024 (SXSW), no Texas, Estados Unidos, desafiando a ideia de que a produção de carne é prejudicial ao meio ambiente, insustentável e que contribui para as mudanças climáticas. O painel destacou as práticas responsáveis adotadas por um setor muitas vezes mal interpretado.
Com a presença marcante da Dra. Temple Grandin, psicóloga e zootecnista americana que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros, foi discutida a evolução das práticas da indústria da carne ao longo das últimas décadas, focando nos avanços relativos ao bem-estar animal e melhoria das técnicas de manejo. Relataram que criadores de gado, operadores de confinamentos, embaladores e fornecedores vêm demonstrando comprometimento com métodos sustentáveis e respeitosos ao meio ambiente.
Desde pequenos produtores familiares a acadêmicos, o painel abordou a complexidade da produção de carne bovina e as diversas maneiras pelas quais a indústria está evoluindo. Discutiram-se inovações, técnicas de manejo sustentável e estratégias para uma produção que não apenas atende às necessidades do mercado, mas que também se preocupa com o bem-estar animal, a preservação ambiental e a saúde dos consumidores.
O evento representa um marco importante na redefinição da narrativa da indústria da carne, ressaltando que é possível e essencial a busca por um equilíbrio entre as demandas econômicas e a responsabilidade ecológica. Fica claro que o tema está na agenda dos participantes da cadeia da carne Americana.
*Donario Lopes de Almeida é engenheiro agrônomo, jornalista e presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), o farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a entidade.