Marketing digital, análise de dados, BIG DATA, estratégias de comunicação e uso dos canais digitais no agronegócio foram os principais temas abordados por especialistas no webinar “O Marketing na Era dos Dados – O Fim do Achismo”, promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) em parceria com o Canal Rural.
Rodrigo Nascimento, do Buscar ID e Rock Content, autor do livro “O Marketing na Era dos Dados – O Fim do Achismo” destacou que as empresas buscam cada vez mais estratégias e soluções inteligentes para entender melhor o comportamento dos seus clientes e consumidores. Nesse contexto, a análise dos dados torna-se uma ferramenta essencial. “Dados são um conjunto de valores ou ocorrências em estado bruto. A partir deles, são extraídas informações com o objetivo de adquirir benefícios em termos de imagem, negócios, reputação. A ciência dos dados deixa o marketing digital muito mais eficaz porque ela está integrada a uma estratégia pré-definida.”, explica.
Ricardo Nicodemos, vice-presidente executivo da ABMRA, integrou a Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural nessa discussão. Ela envolve o mais completo levantamento do perfil e dos hábitos de compra e de mídia dos produtores rurais brasileiros, incluindo seu envolvimento com as novas tecnologias e os meios de comunicação preferidos para informação pessoal e profissional. “Esse raio-x é essencial para entendermos o comportamento dos produtores rurais e, assim, desenvolver ações e estratégias muito mais assertivas”.
Oswaldo Ramos, diretor Comercial da Peugeot Brasil, disse que em tempos de pandemia é necessário se reinventar, independente do ramo da empresa. “O marketing de dados me proporciona a sabedoria de poder me aproximar dos meus clientes, porque consigo analisar com muito mais acurácia o eles estão de fato procurando. Dessa forma, posso adequar minha comunicação para atingi-los diretamente”.
Jorge Espanha, presidente da ABMRA e presidente da Vetoquinol Saúde Animal, reforça o valor do conteúdo e a importância de aderir ao marketing de dados no agronegócio. “Ele nos direciona para atingir os potenciais interessados, além de valorizar nossa marca, gerar novos negócios e, no fim, proporcionar melhor custo benefício das estratégias, já que as ações passam a ser executadas de forma mais eficaz e precisa”.
O moderador do webinar Alberto Meneghetti, diretor da ABMRA, ressalta a importância de eventos como o ABMRA Talks, que une profissionais do agronegócio e convidados para debater assuntos de extrema importância para o momento atual. “O marketing de dados guia o público e nos mostra os passos básicos para as boas vendas, metas e objetivos. A análise de dados nos permite definir novas estratégias mais certeiras para conquista de clientes e fortalecimento de imagem”, assinala Meneghetti.
A íntegra do webinar “O Marketing na Era dos Dados – O Fim do Achismo” está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=_wnSfzrLvZY
Foto: CNA