“De onde virá a comida do futuro: fazendas vindo para a cidade e reinvenção da cadeia global de alimentos são exemplos de agro tendências que já estão acontecendo e logo devem chegar no Brasil”. A afirmação é de Giuliano Girondi, diretor de Inovação do Canal Rural, palestrante do evento AgroMarketing Meetings, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).
Girondi fez a palestra “O Agro no SXSW”, para profissionais de marketing e comunicação do agro, na sede do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal), em São Paulo. A fonte de inspiração para o conteúdo é a SXSW 2019 – South by Southwest nos Estados Unidos, o maior evento de inovação do mundo, realizado em março, que reuniu 300 mil pessoas, 500 palestras, 2.000 apresentações musicais e 200 horas de filmes.
Ele conta que um case da Amazon, a Indoor Farming, chamou a atenção dos participantes do evento nos Estados Unidos. A empresa está entrando firme no negócio de produção urbana de alimentos, locando porões, sótãos e galpões em áreas urbanas, garantindo qualidade, baixo custo e agilidade na entrega de alimentos.
Outra novidade é o sistema Crisper – CAS9, edição genética que possibilita a precisão da solução de problemas sem efeitos colaterais. O Crisper – CAS9 é utilizado para modificar sequencias de DNA precisamente, inclusive em animais.
Outros AgroMarketing Meetings ABMRA devem acontecer nas próximas semanas. A ação faz parte da comemoração dos 40 anos da entidade, que programou uma série de iniciativas importantes para as empresas e profissionais das diversas cadeias do agronegócio para 2019.