Projeto da Famato está em desenvolvimento há dois anos em Mato Grosso
Acontece em Cuiabá (MT) o lançamento do Agrihub, projeto voltado para implementação de novas tecnologias no agronegócio. O objetivo da iniciativa é criar uma rede de inovação na agricultura e na pecuária que conecte produtores rurais do Estado de Mato Grosso às soluções desenvolvidas por startups do setor.
A iniciativa está em desenvolvimento há dois anos e é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Inicialmente, o Agrihub será um espaço de encontro, no qual produtores rurais poderão apresentar as dificuldades que enfrentam diariamente no campo. Esses problemas serão catalogados e apresentados para startups, que buscarão desenvolver soluções específicas. No caso de alguma startup já ter um produto para teste, o Agrihub, então, ajuda a empresa a encontrar um produtor rural disposto a experimentar a solução em uma parte da sua propriedade. Não será cobrado nenhum valor dos participantes por esse trabalho.
Durante os dois anos de criação do Agrihub, a equipe das entidades conversou com 350 produtores e 30 startups indicadas por fundos de investimento ou aceleradoras. Desse número, foram selecionados, para um primeiro teste, seis produtores rurais e seis startups.
Segundo os organizadores do Agrihub, os produtores interessados em participar do projeto devem apresentar forte interesse por pesquisas e novas tecnologias, além de um apetite pelo risco. “É essencial que o produtor já tenha o costume de experimentar novidades na sua propriedade, mas também é preciso que ele entenda que, mesmo sem custos, o teste de uma tecnologia pode dar errado. Essa consciência é muito importante no processo de inovação”, disse Heygler de Paula, diretor de operações do Agrihub.
Dos seis produtores já selecionados para testar as soluções, um deles é Rui Prado, presidente da Famato. Segundo ele, o maior diferencial do projeto é a valorização dos pequenos problemas dos produtores e o desenvolvimento de uma tecnologia formatada para a realidade nacional. “Hoje, quando nós buscamos tecnologias, temos que ir fora do Brasil. E voltamos com produtos caros e formatados para outros países. A ideia do Agrihub é ouvir os pequenos produtores, para identificar quais são suas necessidades”, diz.
Fonte: Globo Rural