Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mapa oficializa medidas para apoiar a saúde animal

Quatro atos normativos sobre saúde animal foram assinados nessa segunda-feira (4), em Belém do Pará, por Luís Rangel, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi apresentado também o aplicativo Saúde Animal, que possibilita informar mais rapidamente a ocorrência de doenças às autoridades sanitárias.

Entre as medidas estão as Instruções Normativas (IN) da prevenção, controle e erradicação do mormo, do uso de vacinas vivas atenuadas contra salmonela paratífica em aves matrizes, o acordo de cooperação técnica entre o Mapa e o Conselho Federal de Medicina Veterinária, e a portaria que define as diretrizes para a compartimentação da cadeia produtiva de suínos no Brasil.

IN do mormo

Entre as normas estão as regras para o trânsito de equídeos, atualização das técnicas de diagnóstico com maior sensibilidade e especificidade, inclusão de parâmetros que respaldem a elaboração de planos voltados ao conhecimento da prevalência da doença nos estados brasileiros e definições de casos suspeitos e confirmados.

IN vacinas vivas atenuantes contra salmonela em aves matrizes

Esta norma altera a Instrução Normativa SDA 78/2003, incluindo o uso de vacinas vivas para salmonelas paratíficas em aves matrizes, a fim de prevenir e reduzir a colonização intestinal e de órgãos com o patógeno Salmonella (S.).

Acordo de Cooperação Mapa-Conselho de Medicina Veterinária

Foi estabelecido Acordo de Cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o desenvolvimento de Plano de Educação Continuada em defesa sanitária animal, tanto para os profissionais médicos veterinários do serviço oficial quanto os da área privada.

Compartimentação da cadeia produtiva de suínos

A norma define diretrizes para a compartimentação da cadeia produtiva de suínos para Febre Aftosa e Peste Suína Clássica. A compartimentação é um conceito definido pela OIE, a fim de certificar uma subpopulação animal com status sanitário diferenciado para uma ou mais doenças específicas, baseado em procedimentos de biosseguridade e vigilância, e não em zonas ou regiões territoriais.

Aplicativo Saúde Animal

O aplicativo Saúde Animal é destinado a veterinários, produtores e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal. De forma ágil e interativa, permite fácil acesso aos conhecimentos e informações da saúde animal.

Fonte: Mapa