Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MAPA isenta vacina do fechamento dos EUA à carne brasileira

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” custom_padding=”0px|||” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Olho – Destaque” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font=”||on||” text_font_size=”16″ border_style=”solid” _builder_version=”3.0.52″ /][et_pb_text admin_label=”CONTEÚDO DO POST” background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid” _builder_version=”3.0.52″]

O embargo dos Estados Unidos à carne bovina brasileira in natura colocou em xeque o sistema sanitário brasileiro e os seus agentes: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pecuaristas, frigoríficos e indústria veterinária. Num primeiro momento, as atenções foram voltadas para a qualidade da vacina contra a febre aftosa, devido à informação de que abscessos causados pela vacina seriam a causa principal do fechamento do mercado norte-americano. Apenas duas semanas após o embargo, as causas reais apareceram a partir da divulgação do documento oficial do FSIS, órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos responsável pela segurança alimentar. “11% dos lotes da carne brasileira analisados pelo governo norte-americano apresentaram não-conformidades e somente 3% eram de ‘possíveis abcessos’”, informa Emilio Salani, vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Em evento em São Paulo, Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, informou que a vacina brasileira é de ótima qualidade e é responsável pelo sucesso do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “Temos uma vacina que atende perfeitamente às necessidades da pecuária brasileira. Além disso, é preciso ficar claro que vacina pode deixar nódulos, mas não abcessos. Se isso ocorre é por conta de contaminação no ato de vacinar”.

O mais importante – ressaltou Marques – é o que vem pela frente. Se tudo seguir como o planejado, em maio de 2018 o Brasil será reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre da aftosa com vacinação. Neste momento, faltam apenas Amazonas, Roraima e Amapá para chegar a esse status, o que deve ocorrer nos próximos meses. “Nosso trabalho é para, a partir daí, seguir o Plano Estratégico elaborado pelo MAPA e ter o Brasil livre da aftosa sem vacinação em 2021”, explicou o diretor do DAS.

Plínio Leite Lopes, coordenador do PNEFA, informou que, numa outra ponta, a vacina contra aftosa também terá mudanças. Para começar, a partir de agosto deste ano a indústria passará a fabricar vacina bivalente, sem o vírus C. E a partir de abril de 2018, as doses passarão a ser de 2 ml – ao contrário das atuais, de 5 ml.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]