Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cientistas recebem prêmio por constatarem estresse em alimentos

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”Linha” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” custom_padding=”0px|||” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Olho – Destaque” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font=”||on||” text_font_size=”16″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O objetivo do estudo é minimizar a perda de nutrientes e o desperdício

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”CONTEÚDO DO POST” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Com o objetivo de minimizar a perda de nutrientes e o desperdício de frutas, verduras e hortaliças, um grupo de cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), responsável pelo trabalho “Bases Moleculares das Transformações Pós-Colheita e Qualidade de Frutas”, descobriu que os alimentos sofrem mudanças fisiológicas que aceleram ou retardam o seu amadurecimento, e um dos motivos para isso é o estresse causado na pós-colheita, no transporte e no armazenamento. Essas transformações alteram a sua composição físico-química e refletem na qualidade e conservação desses alimentos.

As alterações ocorrem desde que o fruto é retirado do pé e flui até o momento de seu consumo. Para que os pesquisadores pudessem entender esse processo foi necessário o estudo de enzimas (substâncias orgânicas, proteicas, que atuam como catalisadoras), hormônios vegetais (composto orgânico responsável por regular as reações de desenvolvimento e crescimento das plantas) e moléculas envolvidas no processo. Foi constatado que as mudanças dependem da síntese de enzimas e da expressão de genes específicos na pós-colheita, assim como de determinados hormônios.

Para que chegassem a esse resultado, o grupo analisou como bananas e mamões passam por essas mudanças fisiológicas. Confirmou-se transformações do amido em sacarose, adoçando as frutas, além de reconhecerem as enzimas envolvidas nesse processo. Assim como, identificaram a participação de enzimas específicas na degradação da parede celular dos mamões que impactam na textura do alimento.

Segundo Franco Lajolo, coordenador da equipe de pesquisadores, com esses resultados torna-se possível proporcionar segurança alimentar e nutricional, com redução de perdas alimentícias. “Uma enorme quantidade dos frutos colhidos não chega à mesa, o que representa um desperdício de milhões de toneladas”, afirma Lajolo.

O trabalho foi o vencedor do Prêmio Péter Murányi 2016 que tem como objetivo reconhecer cientistas e pesquisadores que viabilizam melhor qualidade de vida das populações em desenvolvimento. A premiação acontece anualmente contemplando temas como Alimentação, Educação, Saúde e Desenvolvimento Científico & Tecnológico.

Fonte: AI

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]