O perfil do pecuarista brasileiro mudou drasticamente nas últimas décadas. O estereótipo da enxada ficou no passado. Com a ascensão econômica vivida pela atividade, hoje responsável por 30% do Produto Interno Bruto, o consumo de tecnologia cresceu entre os criadores de gado. O mais evidente sinal dos novos tempos, assim como nas cidades, é o uso do smartphone.

Com a ajuda do dispositivo móvel, o criador rastreia o gado, faz a análise de solo, monitora a fazenda, acompanha o abate e constrói a cerca. Esta última novidade, inclusive, será lançada pela Belgo Bekaert Arames durante a Agrishow, que ocorre entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Parece um tanto simples, mas saiba que a cerca é o primeiro passo para tornar a pecuária mais produtiva e lucrativa. A estrutura garante controle sobre a pressão de pastejo exercida pelo gado, organiza a entrada no curral, ajuda a economizar em adubos e fertilizantes e possibilita gerir os nascimentos da bezerrada na estação reprodutiva, um dos mais importantes manejos de uma fazenda pecuária.

E igual a qualquer outro produto, a cerca tem suas especificidades. Possui técnicas próprias para cálculo da força de contenção, isolamento de área, aterramento e alinhamento dos postes, distribuição de mourões, espaçamento entre os fios e até mesmo para escolha do arame mais indicado à espécie animal e ao tipo de terreno. Pensando nesta necessidade diária do pecuarista é que a empresa investiu na criação do Belgo 3D, um aplicativo de celular exclusivo e disponível nos sistemas Android e IOS.

Utilizando uma tecnologia inovadora de Realidade Aumentada, o usuário terá acesso instantâneo a projeções 3D de simulações de cercas, além de vídeos instrutivos com dicas de instalação. Após baixar e abrir o aplicativo (app), basta apontar a câmera do celular para a imagem no catálogo de produtos da empresa para que ocorra a experiência em três dimensões. Os visitantes da Agrishow poderão conferir o lançamento no estande da empresa.

“Desenvolvemos o app para mostrar os produtos aplicados de forma rápida e simples, sendo possível visualizar a cerca instalada com seus fios e mourões. Sempre investindo em inovações tecnológicas como essa, a empresa elevou a comunicação com o pecuarista a um novo patamar”, explica Gustavo Nogueira, gerente de Negócios da Belgo Bekaert Arames.

Esta é a mesma proposta utilizada pelas indústrias de tintas para mostrar as paredes pintadas com seus produtos. A companhia prepara ainda mais novidades nos próximos meses em relação à Realidade Aumentada, tanto no segmento rural quanto urbano.

Fonte: AI