Artigos

Agro é tech e digital há muito tempo

Agro é tech e digital há muito tempo

*Por Kelly Nakaura Como executiva de marketing que migrou do setor automotivo para o agronegócio há alguns anos, constatei com grata surpresa o quanto o agro é tecnológico. Constatei também o quanto a percepção do público em geral diverge em muito da realidade já...

Para o infinito…e além! O reskilling no agro.

Para o infinito…e além! O reskilling no agro.

As novas tecnologias estão invadindo o campo. Máquinas hiper avançadas, sofisticados controles de gestão, robótica, internet das coisas e muitas outras tecnologias estão modificando o cenário até então bucólico do campo. É um caminho natural e, pensando bem, até que...

Marcas do agro precisam deixar legado pós pandemia

Marcas do agro precisam deixar legado pós pandemia

Com o cenário adverso por conta da pandemia do novo coronavírus, em maior ou menor intensidade as marcas tentam se reinventar para sobreviver à crise. Para Ricardo Nicodemos, vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA),...

É tempo de ressignificar

É tempo de ressignificar

Por Carolina Barboza, diretora de pesquisa da Associação brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e da KleffmanNo momento atual, em que no mundo inteiro há grandes impactos na economia, na vida das pessoas, na realidade das empresas e na conduta dos órgãos...

De volta para o futuro da comunicação

De volta para o futuro da comunicação

Por Carlos Alberto da Silva (Carlão da Publique), diretor do Grupo Publique e diretor de produção agropecuária da Associação brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)   As formas e ferramentas do mundo digital não são novas. Pelo contrário, estão vivas...

E a comunicação em tempos de crise?

E a comunicação em tempos de crise?

Artigo por Fernanda Ibañez, diretora da ABMRA e diretora da associada Formato IB Por conta do aumento no número de pessoas infectadas diariamente pelo coronavírus (COVID-19), em todo o mundo e no Brasil, e tendo em vista as diretrizes dos órgãos internacionais e...

Agroconectividade. A bola da vez.

Agroconectividade. A bola da vez.

O nosso agronegócio é forte e pujante, não tem como negar. Sempre me surpreendo com o dado que são mais de 5 milhões de propriedades rurais espalhadas pelos 5.701 municípios brasileiros e que em todas as cidades há pelo menos uma atividade produtiva. Para efeito...

Para além do alimento

Para além do alimento

Por Cleber Oliveira Soares Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa Acesso ao alimento e à água, oportunidades de gerar renda, estar incluído socialmente e viver em um ambiente saudável e pacífico são condições que conferem dignidade e qualidade de vida...

O agro é multiplataforma

O agro é multiplataforma

Por Julio Cargnino* A crise econômica que atinge o Brasil nos últimos anos gerou uma corrida na busca por novas fontes de receita, em ambientes de prosperidade. O agronegócio, com suas super safras, crescimento acima da média do PIB e a capacidade de geração de...

O Agro não é pop

O Agro não é pop

O slogan "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo" sem dúvida é a marca da belíssima campanha de marketing "Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil" promovida pela Rede Globo em rede nacional. O objetivo da campanha é conectar o consumidor com o produtor rural e...

Está na web. E no campo

Está na web. E no campo

Escrevi este artigo em Ribeirão Preto, onde aconteceu a maior feira do agronegócio da América Latina e a terceira do mundo, a Agrishow, que, a cada ano que passa, desenha o cenário do campo para as próximas safras. E, este ano, o otimismo foi contagiante. Deu gosto de...

A real contribuição do campo

A real contribuição do campo

O campo contribuiu com 60% do crescimento na economia como um todo, enquanto os serviços cresceram 0,3% e a indústria permaneceu com os mesmos índices do ano anterior.

A importância do Brasil na produção mundial de carne bovina

A importância do Brasil na produção mundial de carne bovina

A crise ocorrida no mercado de carnes brasileiro no ano passado, que teve como princípio a Operação “Carne Fraca” seguida pela delação dos irmãos Batista, controladores da empresa JBS, gerou uma grande preocupação no cenário pecuário mundial. Isso porque, se o Brasil...

Agro mais jovem e conectado

Agro mais jovem e conectado

O campo brasileiro está mais jovem e conectado, demonstrando que a agropecuária se renova e continua sendo bom negócio também para os filhos dos produtores rurais. Um fato notório que foi comprovado pela 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, feita pela Associação...

Desempenho comercial surpreende em 2017

Desempenho comercial surpreende em 2017

Ao contrário do que se esperava, o ano de 2017 fechou com balanço positivo no comércio internacional, tanto para o Brasil, como no contexto global. Nos primeiros meses do ano prevaleceu uma crise de confiança quanto ao desempenho do comércio internacional,...

Código Florestal Brasileiro, uma evolução pragmática

Código Florestal Brasileiro, uma evolução pragmática

*por Maurício Antônio Lopes, presidente da Embrapa Nada é simples ou trivial quando se fala de um país-continente como o Brasil. Quinta maior nação do mundo, com 8,5 milhões de km², seu território cobre 1,6% de toda a superfície do planeta e 5,6% de suas terras, além...

Consuma comida “de verdade”: coma mais frutas e hortaliças!

Consuma comida “de verdade”: coma mais frutas e hortaliças!

O “Setembro Verde” é um movimento coordenado por diversas entidades (produtores, influenciadores, compradores de hortifrútis e redes de restaurantes) em parceria com a sociedade que tem como objetivo incentivar e disseminar o hábito de se alimentar de forma mais...

Inovar e cocriar para proteger o clima

Inovar e cocriar para proteger o clima

As mudanças climáticas são parte dos principais desafios da sociedade atual. Combater as suas causas, desenvolver soluções e utilizar recursos de forma mais eficiente se tornaram tarefas primordiais para o futuro do planeta e, portanto, de todos nós. Como empresa...

“Não podemos cometer o erro das generalizações”

“Não podemos cometer o erro das generalizações”

"O setor de carnes (bovina, frango e suínos, principalmente) é um dos poucos nos quais a sociedade brasileira consegue ter liderança na arena global. São centenas de empresas que empregam mais de 1.000.000 de pessoas diretamente e mais alguns indiretamente, têm...

PLANTANDO CONHECIMENTO E COLHENDO HISTÓRIAS

PLANTANDO CONHECIMENTO E COLHENDO HISTÓRIAS

* Por Ana Cristina Pinheiro, Coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences Mais uma manhã se inicia. No campo, o horário de treinamento começa quase que ao despertar do dia, ainda com o cantar do galo, por assim dizer. Vemos o sol surgir, hoje, entre...

Economia circular, o passo necessário para negócios sustentáveis

Economia circular, o passo necessário para negócios sustentáveis

Confira o artigo assinado por Emiliano Graziano, gerente de sustentabilidade da BASF para América do Sul Um dos principais desafios dos executivos atualmente é como tornar o seu negócio mais sustentável. Há algum tempo, a sustentabilidade deixou de ser um atributo...

Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas?

Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas?

Confira o artigo de José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do CCAS e comentarista da Rádio Jovem Pan Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas? Quer dizer, as coisas passam a dialogar entre si: a panela de pressão diz para o fogão desligar o fogo...

Medidas estratégicas para o agronegócio brasileiro

Medidas estratégicas para o agronegócio brasileiro

Confira o artigo de João Guilherme Sabino Ometto, engenheiro, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, vice-presidente da FIESP e Membro da Academia Nacional de Agricultura A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela que a produção...

O que aprendi com os cangurus

O que aprendi com os cangurus

Confira o artigo de Ricardo Campo, especialista de comunicação do Rabobank Brasil Kangaroos, assim chamados pelos australianos, são animais velozes, capazes de correr a uma velocidade de até 50Km/h e saltar distâncias de mais de 5 metros. Como marsupiais, são...

2016: Ano para quem sabe superar

2016: Ano para quem sabe superar

Confira o artigo escrito por José Luiz Tejon Megido Crises são ótimas, pois nos obrigam a criar. A fórmula para o enfrentamento da entropia é criatividade. Quando olhamos para o cooperativismo brasileiro, suas origens, seus desafios, vamos encontrar seres superantes...

A pujança do campo

A pujança do campo

Confira o artigo publicado no Jornal O Estado de S. Paulo No meio da crise política e moral que congela os investimentos, paralisa os programas de expansão das empresas, reduz o consumo e faz a economia encolher, as raras notícias animadoras continuam a vir do campo....