Aconteceu na noite de 18 de maio, a fundação da Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio (APMR&A) na cidade de Peso da Régua, no Museu do Douro, às margens do Rio Douro em Portugal. O evento, contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) Maurício Mendes, e de Carlão da Publique, assessor de relações Institucionais da entidade. O empresário Paulo Costa, da Global Sport, que organiza a grande maratona do Douro Vinhateiro, é o primeiro presidente da congênere portuguesa da ABMR&A e Mauricio Mendes, o vice-presidente da associação.
De acordo com Carlão, a comitiva brasileira tem tido excelente receptividade por lá. “Fomos muito bem recebidos em Portugal e estivemos com as maiores autoridades de Portugal em relação ao vinho do Porto e do Douro” conta. Cabe ressaltar que Carlão, nesta primeira tarefa como assessor de relações Institucionais da ABMR&A costurou a relação destas duas entidades em países irmãos. Tudo começou com o amigo José Renato Bóia Rocha, diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB Brasil) e da ADVB Portugal. Através do contato com José Renato, um de seus diretores, que também é fundador da Associação dos Dirigentes de Vendas de Portugal, surgiu à ideia de fundação da Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio (APMR&A).